Cabelos

Secador de cabelo requer cuidados especiais com as madeixas

Por Redação Doutíssima 12/07/2015

Secador de cabelo é um item indispensável para qualquer mulher. Mesmo quem não depende do aparato para estar com os cabelos bonitos todos os dias, às vezes precisa dar uma acelerada na secagem dos fios ou moldá-los de um jeito diferente.

Seja para alisar, para modelar, para dar volume ou para domar os fios, o secador de cabelo é um ótimo aliado. Cada caso é único, mas um pouco de conhecimento e prática vão deixar seus fios ainda mais lindos.

Quem ainda não virou expert no uso do secador de cabelo com certeza vai virar uma quase profissional com todas as dicas reunidas aqui. Na galeria ainda tem sugestão de produtos disponíveis no mercado nacional para você não ter nenhuma dúvida.

secador de cabelo

Secador de cabelo é item indispensável para muitas mulheres. Foto: Istock, Getty Images

 

Como secar o cabelo

Douglas Moura, integrante do time artístico da Taiff/Proart revela as melhores maneiras de secar os fios. No caso dos lisos, o secador de cabelo pode ser usado no sentido contrário do crescimento dos fios para deixá-los mais soltos e volumosos.

“Se quiser um efeito mais liso, escove no sentido normal, com auxílio da escova raquete”, sugere o profissional. Essa técnica também vale para alisar fios ondulados ou que estão sem forma.

Já os fios crespos e cacheados podem também usar o aparelho, mas de um jeito um pouco diferente. “O ideal seria tirar um pouco mais da água e não secá-lo totalmente com o secador de cabelo, pois ele perderá os cachos e o modelo do fio. A melhor indicação é usar um mousse e finalizar com o difusor de ar.”

 

Tecnologia do secador de cabelo a seu dispor

O profissional explica que uma das tecnologias mais encontradas em diversas opções de secador de cabelos é a de íons. “Os íons negativos fecham as cutículas, dando mais brilho para os fios”, conta.

Além disso os íons facilitam na secagem porque diminuem a quantidade de água no cabelo. E o melhor: não tem contraindicação. Essa tecnologia pode ser usada em qualquer tipo de cabelo.

Muitos modelos também dispõem do jato de ar frio, um excelente aliado para a manutenção do formato adquirido com o calor do secador. “Ele é usado para o choque térmico”, explica Douglas. “Quando faço escova na franja, por exemplo, e quero que ela dure mais, finalizo com o ar frio, garantindo a modelagem”, explica.

Potência certa para cada fio

Ao falar sobre os cuidados para evitar os danos do secador nas madeixas, o profissional recomenda manter sempre, ao menos, um centímetro de distância entre o aparelho e os fios.

Douglas ainda ressalta que a potência faz diferença: quem tem fios grossos pode optar por 2000 W ou 2100 W, para os medianos entre 1800 W a 1900 W e para as cabeleiras mais finas, abaixo de 1800 W é o recomendado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!