Exercícios

Boot camp: conheça a técnica baseada no treinamento militar

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Realizar um treinamento militar sem entrar para o Exército é a proposta do boot camp. A modalidade é uma alternativa para quem não gosta de musculação, mas deseja deixar o corpo sequinho e com curvas definidas. Se você acha que não aguenta, fique calma, pois o treino é adaptado e se adequa às necessidades dos alunos.

 

Nos Estados Unidos, a modalidade já faz um grande sucesso. Bombeiros, marinheiros e ex-soldados ministram as aulas que levam um batalhão às academias. Os benefícios à saúde conquistados por esses profissionais já está mais perto de qualquer pessoa. Quer conhecer mais sobre o boot camp e começar a praticar? Veja como ele funciona.

boot camp

Treinamento militar promove perda de peso e melhora no condicionamento físico. Foto: iStock, Getty Images

 

Por que fazer o boot camp?

Não é à toa que o boot camp faz tanto sucesso. O corpo definido e malhado de grande parte dos marinheiros, soldados e combatentes não vem do nada. Eles são submetidos a treinamentos pesados dentro dos quarteis em suas preparações. Os ganhos de massa magra e perda de gordura deles vêm com muito suor e dedicação.

 

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, descobriu que o treinamento físico militar melhora de forma significativa a composição corporal e o desempenho físico dos seus praticantes.

 

Os investigadores fizeram análises com 287 pessoas sob o regime de treinamento militar, com média de 18 anos de idade. Eles eram membros da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

 

Os alunos que participaram da pesquisa passavam por uma rotina interna com horários e atividades definidas, sendo liberados apenas por dois dias. Ou seja, os exercícios eram realizados cinco vezes por semana. Durante esse período, passavam por treinos aeróbicos e de resistência, que incluíam abdominais, flexões e corridas.

 

Através de uma comparação de dados obtidos antes e depois dos treinos, os pesquisadores constataram reduções na massa gorda do corpo, no percentual de gordura total e nas dobras do abdômen. Agora, todos os benefícios encontrados por esses jovens do exército podem ser obtidos na versão do treinamento adaptado para as academias.

 

O dinamismo do boot camp

Resultados tão efetivos quanto os feitos na musculação, mas com muito mais dinâmica e zero de monotonia. Essa promessa do boot camp tem feito as mulheres deixarem de lado os aparelhos para começar a ginástica “militar”.

 

Com a técnica, é possível trabalhar toda a musculatura em séries divertidas, mas que cansam bastante. Os treinos valorizam principalmente o peitoral, os membros inferiores, a definição dos glúteos e firmeza do abdômen.

 

Cada grupo de exercícios é marcado por um tempo e dividido em estações. Em cada estação, você fica por um minuto e meio, mais ou menos. Com um sinal do professor, que pode ser por palma ou assovio, ocorre a troca de exercício do mesmo grupo muscular. Quando o sinal é duplo, está na hora de mudar o treino e malhar outras partes do corpo.

 

As aulas têm duração de uma hora e, nesse tempo, é possível queimar até 600 calorias. Além disso, ocorre uma melhora no aproveitamento de oxigênio pelo corpo, que circula por todo o organismo enquanto a pessoa se exercita, o que acaba favorecendo também o condicionamento físico.

 

Destreza e leveza de movimentos são outros benefícios do boot camp, que podem variar de intensidade de acordo com o praticante. Com o tempo, são percebidos também a definição muscular e o ganho de força.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!