Moda

Clutch: saiba como e quando usar a bolsa de mão pequena

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

A bolsa é um verdadeiro complemento no visual. Independente da roupa que você estiver vestindo, ela é um acessório que pode transformar qualquer aparência despojada em um look estiloso. Por isso, a clutch é modelo tão adorado dentro do universo da moda. Pequenas e personalizadas, essas bolsinhas adicionam um traço fashionista à produção.

A estilista e personal stylist Gabrieli Vargas, atribui o sucesso da clutch ao seu potencial de transformação da aparência.

“A vantagem de criar um look com uma clutch é que ele vai ganhar um ‘up’ no quesito fashionismo, em função da necessidade dela ser carregada junto ao corpo. Assim, o acessório fica sempre em evidência e deixa de ser um item funcional, ganhando ainda mais espaço”, explica.

clutch

Na hora da produção, sempre respeite o tipo de look e o tipo de clutch. Foto: iStock, Getty Images

 

Entenda a febre da clutch

Apesar de estar nos holofotes agora, a clutch já faz parte do universo fashion há tempo, conforme destaca Gabrieli. O modelo surgiu em 1922, junto com o lançamento da primeira coleção de bolsas da grife Hermès.

“Nos anos 80, ela se popularizou depois que a grife Bottega Veneta lançou a sua famosíssima “Clutch Knot”, que ligeiramente caiu no gosto das famosas da época. Desde então, é acessório confirmado nos looks das fashionistas.”

Mas os modelos em alta para o inverno 2015 surgem repaginados. “Ultimamente, as clutches que caíram no amor das it girls e fashionistas são as que seguem uma linha engraçadinha. Às vezes imitam livros, possuem olhinhos, pelúcia, são bem coloridas ou metalizadas. A grife Charlotte Olympia é referência para esse tipo de modelo”, assegura.

Quem está buscando inspiração para investir na clutch, portanto, pode se inspirar no visual das famosas. “A Olívia Palermo é a celebridade que mais usa o modelo e sabe como ninguém como fazer o equilíbrio do look. Ela não erra nunca. Impecável”, comenta Gabrieli.  

Saiba como incluir a clutch no visual

Mas como não errar na escolha da clutch e assegurar uma produção elegante, sem exageros ou desequilíbrios? Gabrieli compartilha algumas dicas.

“O modelo clutch geralmente é pequeno, com espaço apenas para o essencial. Por isso, não coloque mais do que a bolsa comporta, deixando ela estourando. Isso passa uma impressão de desleixo. Se precisar levar mais coisas naquele dia, troque por uma bolsa maior”, esclarece.

A estilista orienta, também, sobre como usar a clutch no dia a dia. “Durante muito tempo, o modelo era restrito para a noite e só podia ser combinado com vestidos mais chiques”, explica.

De acordo com Gabrieli, hoje já existem itens maiores para o dia. “Fica muito legal montar produções com eles. Mas atenção: sempre respeite o tipo de look e o tipo de clutch. Não dá para usar um acessório que seja muito social, de cetim, por exemplo, com uma calça jeans. Tem que haver um equilíbrio”, sumariza Gabrieli.

E você, também é superfã da clutch? Conte-nos como você prefere incluir esse poderoso complemento no visual aqui nos comentários e não deixe de investir nessas dicas básicas de estilista!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!