Exercícios

Saiba quais são os benefícios dos exercícios de adução

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Se você gosta de correr, mas está sentindo dores durante o impacto, saiba que isso pode ser um sinal que você precisa fortalecer as pernas com exercícios de adução. Os músculos adutores se localizam na região interna das coxas. Nessa parte do corpo, é necessário muito treino para que ocorra a tonificação, em função da grande flacidez, celulites e acúmulo de gordura no local.

 

Além disso, ao trabalhar os músculos adutores, você contribui para acomodar melhor os ossos da coxa, que montam o quadril juntamente com a pelve e o fêmur.

 

Uma pesquisa da Universidade Calgary, no Canadá, descobriu que é essa parte do corpo a responsável por grande parte das lesões sofridas por corredores. 

aducao

Exercitar músculos adutores é importante para tonificar a região e evitar lesões. Foto: iStock, Getty Images

 

Fazendo os exercícios de adução

Geralmente, é treinada a adução juntamente com os glúteos e o quadril. É possível fazer os exercícios sem ajuda de aparelhos, mas é recomendável utilizar a cadeira adutora, desenvolvida exclusivamente para trabalhar essa região.

 

Quanto mais os músculos são estimulados, melhores os resultados, que incluem tonificação, torneamento e movimentação maior do bumbum e das pernas.

 

Os exercícios adutores objetivam remodelar o corpo. Quando feitos em conjunto com atividades aeróbicas, que queimam a gordura, deixam a região das coxas mais lisas. Além disso, os movimentos podem auxiliar no combate à pressão alta e diminuir os riscos de ataques cardíacos.

 

Para trabalhar a adução, é realizado um exercício de abrir e fechar as pernas puxando um peso. Nas academias, o aparelho adutor ajuda no trabalho. Também é possível fazer os movimentos com as caneleiras de peso, quando elas são colocadas próximas aos pés. A pessoa deita no chão, abrindo e fechando as pernas como uma tesoura.

 

Busque sempre auxílio médico antes de começar a prática de exercícios. Na academia, peça orientação de um personal trainer para indicar pesos e a forma correta de movimentar os aparelhos, bem como escolher a melhor forma de você realizar a atividade, de acordo com seu tipo físico.

 

Por que fazer exercícios de adução?

De acordo com o estudo da Universidade de Calgary, problemas como tendinite e dores na sola do pé podem ser tratados com os movimentos de adução que, além das coxas, trabalham o quadril e a bacia. Com esses membros fortalecidos, é mais fácil prevenir as dores em outras regiões do corpo, principalmente entre os corredores.

 

São os músculos que envolvem o quadril, inclusive os da região adutora, que são responsáveis pela estabilização das pernas durante uma corrida. Quando estão fracos ou cansados, os riscos de lesões e machucados aumentam.

 

Dados da Clinica de Lesões da Universidade de Calgary estimam que mais de 70% dos corredores são lesionados de alguma forma, que poderia ser evitada com exercícios localizados.

 

A falta de fortalecimento muscular nas pernas, na bacia e no quadril aumenta a força sobre os joelhos e os pés do atleta que corre. Na pesquisa, 22 dos 24 corredores estudados disseram sentir menos dor após a musculação local no quadril e na coxa.

 

Os especialistas envolvidos nas investigações recomendam três séries de 10 repetições para melhorar as condições do músculo adutor e de outros na região do core.

 

Exercícios de abdução

Além dos exercícios para os músculos adutores, há também os voltados para os abdutores. É comum os alunos confundi-los por terem nomes parecidos.

 

Ao contrário do exercício de adução, que trabalha os músculos da região interna da coxa, a abdução trabalha a parte externa, essencial para estabilizar o movimento do quadril.

 

Exercitar os dois grupos musculares é importante para conquistar pernas mais fortes e, assim, evitar lesões ao praticar corrida ou outros tipos de atividades.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!