Cabelos

Conheça o condicionador que limpa e dispensa o shampoo

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

Você já imaginou cortar o uso do shampoo na lavagem dos cabelos e investir apenas em um condicionador diferenciado? Pois é nessa tendência que algumas marcas de cosméticos estão apostando: um produto único, que limpa e condiciona as madeixas. Os resultados prometem revolucionar o modo como lavamos os fios.

O surgimento do condicionador que dispensa o shampoo tem tudo a ver com uma nova moda das passarelas. Alguns hair stylists, especialistas em fios de grifes como Louis Vuitton, sugerem que cabelo moderno não é mais aquele suave e esvoaçante. Ele deve ter uma aparência natural, mais consistente e bagunçadinha, sem aquele “efeito de salão”.

condicionador

Novas opções permitem dispensar o uso do shampoo para lavar os cabelos. Foto: iStock, Getty Images

 

Condicionador que limpa: por que usar?

Apesar da aspereza dos fios estar sendo mais valorizada no universo da moda, ainda é necessário garantir a limpeza das madeixas. Assim, surgiu o condicionador de limpeza: um produto com composição diferenciada, possuindo em sua fórmula apenas ingredientes naturais.

O condicionador de limpeza veio com o propósito de promover mudanças na forma de tratar os fios. Ele não tem nada a ver com aqueles produtos “dois em um”, que prometem limpar e hidratar os cabelos, com uma fórmula que traz componentes do shampoo e do condicionador. Pelo contrário: ele elimina a maioria dos ingredientes originais desses produtos.

Em sua fórmula, o condicionador de limpeza traz apenas ingredientes suaves e naturais – como aloe vera, lavanda e camomila – que eliminam as impurezas dos fios, mas mantêm sua oleosidade natural. A proposta é eliminar as substâncias detergentes, presentes nos shampoos, que ressecam os fios.

A lógica por trás dos novos condicionadores é que a forma como estamos acostumados a lavar os cabelos pode ser prejudicial à saúde dos fios. Os shampoos, mesmo os livres de sulfato na composição, promovem a limpeza, mas acabam com a oleosidade natural do cabelo, responsável por deixá-lo saudável.

Os condicionadores comuns, por sua vez, são carregados de silicone, com o propósito de eliminar a secura causada pelo shampoo. Então, por que não simplificar este processo?

 

Aprenda a usar o condicionador de limpeza

Os adeptos da ideia do condicionador de limpeza defendem que, após um período de tempo usando o produto, os cabelos ficam em melhores condições. Especialmente para as mulheres com fios coloridos, que almejam fios sedosos e com uma aparência virgem. Alguns usuários sugerem que o produto ajuda, ainda, a manter a cor viva por mais tempo.

Mas, como funciona o uso do condicionador de limpeza? A sugestão é fazer, no mínimo, duas aplicações por lavagem. A quantidade deve ser semelhante ao tamanho de uma moeda de um real.

Ao colocar os produto nos fios, é preciso massagear com os dedos e aplicar por todo o comprimento do cabelo: da raiz às pontas.

E você, vai tentar aderir à moda do condicionador de limpeza? Conte-nos sobre os resultados nos comentários!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!