Dica do Nutricionista

Descubra se é saudável ingerir o chá verde em cápsulas

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

Chá verde em cápsulas é uma alternativa para consumir o produto facilmente em qualquer lugar. A planta é conhecida pelo seu poder antioxidante e termogênico, sendo recomendada para a perda de peso. Mas será que as pequenas pílulas têm o mesmo efeito no organismo que a bebida quente?

 

Benefícios do chá verde em cápsulas 

O chá verde, feito a partir de folhas da planta Camellia sinesis, é um poderoso aliado da saúde. O Medical Center da University of Maryland, nos Estados Unidos, reuniu informações de diversos estudos sobre seus impactos na saúde.

cha verde em capsulas

Consumo de cápsulas com chá verde deve ter acompanhamento de nutricionista. Foto: iStock, Getty Images

Enquanto ele é mais indicado para auxiliar na perda de peso, o texto menciona que os benefícios da planta se estendem ao tratamento de câncer, colesterol, doença inflamatória intestinal, diabetes e problemas no fígado.

Em relação à perda de peso, estudos clínicos indicam que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar a gordura. Estudiosos atribuem o efeito emagrecedor a substâncias presentes na planta, conhecidas como catequinas.

Além das catequinas, o chá verde é rico em antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres, compostos que danificam as células e o DNA. Cientistas acreditam que os radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento, bem como o desenvolvimento de inúmeras doenças.

Para a medicina tradicional chinesa, o chá verde é usado como estimulante, diurético, adstringente e para melhorar a saúde do coração. Outros usos conhecidos da planta são para tratar gases, regular o açúcar no sangue, melhorar a digestão e o processamento mental.

 

chá verde em cápsulas 

Chá verde em cápsulas funciona?

Consumir o chá verde em cápsulas é uma ótima alternativa para quem não gosta de bebidas quentes ou não tem tempo para apreciá-la. A nutricionista Silvia Coelho informa que no formato de cápsula, é possível aproveitar o princípio ativo da planta isolado e em maior quantidade, mais concentrado.

De uma maneira mais científica, Silvia explora os benefícios do consumo do chá verde em cápsulas. “Há evidências de que devido ao conteúdo de cafeína e polifenóis de catequina encontrados no chá verde, a erva possa exercer efeitos sobre o peso corporal, possivelmente através do aumento da termogênese e da oxidação lipídica”, afirma.

Segundo a especialista, o chá verde em cápsulas é mais indicado quando um paciente tem um objetivo específico. “Sugerimos a ingestão de acordo com a necessidade de cada um”, adiciona. Por isso, não basta sair ingerindo a erva com todos os seus princípios ativos sem consultar um médico ou nutricionista antes.

Silvia alerta que o chá verde em cápsulas deve ser evitado por hipertensos, pessoas com sensibilidade à cafeína e com problemas na glândula tireoide. O preparado também não é recomendado para a ingestão junto com as refeições, pois pode dificultar a absorção de ferro pelo organismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!