Exercícios

Mat pilates ajuda a fortalecer a musculatura do corpo

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

Se você deseja uma rotina agradável e uma vida mais saudável, mas não gosta da ideia de frequentar uma academia, precisa considerar o mat pilates. A técnica, que é muito benéfica para o organismo, usa o peso corporal para corrigir a postura e fortalecer a musculatura.

 

O que é mat pilates

Conforme a professora Simone Zanini Dopico, da academia Fit Premium, a técnica de pilates tem origem na história de vida do criador do método, Joseph Ubertud Pilates, um alemão que desde a juventude se interessava por atividades físicas.

mat pilates

Vertente do pilates praticada no solo promove melhora na coordenação motora. Foto: iStock, Getty Images

O interesse do precursor tinha raízes nas doenças com as quais teve que lidar ele mesmo: asma, raquitismo e febre reumática.

Em um campo de concentração em Lancaster, em 1914, o pilates começou a dar seus primeiros passos. Ele utilizou molas de colchões para trabalhar a resistência muscular, de onde vêm as molas usadas até hoje no método tradicional.

Já o mat pilates tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates, mas sem o auxílio dos aparelhos imaginados pelo inventor.

“Esse tipo de exercício preza pelas técnicas de conscientização corporal e teorias do controle motor, mas no solo. O método trabalha toda a musculatura do corpo somente com o peso dele mesmo, juntamente com a respiração”, explica a professora.

Como se pratica o mat pilates

Como ensina Simone, a prática dessa vertente do pilates traz equilíbrio, melhora a coordenação, a concentração, o controle respiratório, a qualidade do sono e promove o fortalecimento muscular.

Além de tudo isso, com o tempo, a prática reduz o estresse, aumenta a flexibilidade e proporciona uma integração entre a mente e o corpo.

Tudo isso leva o aluno a uma sensação enorme de relaxamento, adiciona Simone. Ela recomenda que o mat pilates seja praticado de duas a três vezes na semana, adaptando a frequência e intensidade dos exercícios conforme a limitação de cada pessoa.

Sobre o público alvo, a professora diz que qualquer pessoa pode praticar a partir dos nove anos. Mas assim como para iniciar qualquer tipo de atividade, ela alerta para a necessidade de uma avaliação médica e física antes.

Simone explica que a modalidade trabalha o corpo de uma forma global, ou seja, todas as partes são utilizadas. Além do corpo, a atividade exercita a mente. “A respiração realizada no mat pilates ajuda o aluno a relaxar os músculos e a cabeça, mantendo um conjunto harmonioso”.

Ao mesmo tempo que a atividade promove a saúde e contribui para o bom funcionamento do corpo, a professora diz que o mat pilates não é a melhor opção para quem tem como foco a perda de peso ou o desenvolvimento do físico.

“É uma atividade para quem busca o fortalecimento muscular, alongamento, correção postural, enfim, para quem busca uma vida mais saudável”, complementa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!