Talvez você não saiba, mas lumbago não é uma doença, e sim um sintoma. O termo se refere a uma condição de dor na parte inferior das costas com causas muito variadas – e também é conhecida popularmente como dor nos quartos. Além do desconforto, pode haver também rigidez dos músculos da região.
O Ministério da Saúde lista o lumbago como uma possível doença do trabalho, enquadrada em lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort).
Causas e o tratamento de lumbago
Frequentemente é causado por problemas na postura, segundo o Ministério da Saúde. A dor é um sinal de má posição para sentar ou para deitar ou esforço ao se abaixar ou carregar objetos pesados.
Mas o lumbago também pode ocorrer em razão de uma infecção, inflamação, hérnia de disco, deslocamento de vértebra, problemas de articulações ou mesmo por estresse. Assim como outras doenças, a dor pode ser aguda, muito forte, que surge de uma hora para outra, ou crônica, um desconforto permanente.
O tratamento do lumbago depende da condição envolvida. Fora o caso de agravantes mais sérios, as dores são tratadas com analgésicos e relaxantes musculares para efeito provisório de alívio e contra espasmos musculares.
O uso de cintas de suporte pode ser recomendado em alguns casos. A fisioterapia é indicada para tratamento e prevenção, fortalecendo a musculatura da parte atingida.
Enquanto a prática de atividades físicas é uma forma de evitar o aparecimento da condição, durante uma crise ela está proibida. Exercícios podem piorar a situação, forçando ainda mais a região. Em um momento de dor, é recomendado o repouso em posição confortável.
Como prevenir o lumbago
A melhor maneira de prevenir lumbago é conhecer as causas desse desconforto e mudar hábitos que podem comprometer a saúde das costas.
A Associação Americana de Osteopatia (American Osteophatic Association) lista uma série de atitudes que podem minimizar o risco de dor na região lombar:
1. Respeite o seu corpo
Atenção aos sinais do corpo durante a prática de exercícios, não vá além do seu limite.
2. Mantenha uma postura correta
Pense em ergonomia no escritório, seja em casa ou no trabalho. Isso remete à tela do computador, que deve ficar na altura dos olhos e na cadeira, que deve proporcionar a manutenção da postura correta.
3. Mexa-se
Não fique mais de uma hora sentado sem se mover. Alongue-se por pelo menos um minuto a cada hora sentado.
4. Use as pernas
Use a mecânica do corpo a seu favor. Não force as costas ao curvar-se para pegar algo pesado do chão. Use a força das pernas.
5. Faça alongamentos
Se você faz trabalhos manuais pesados, alongue-se com frequência durante o período de trabalho. Não se esqueça de alongar todo o corpo também nos finais de semana.
7. Trabalhe o core
Trabalhar os músculos do centro do corpo (core) ajuda a manter a coluna em dia.
8. Inclua exercícios na rotina
Se você não pratica atividades físicas mas quer começar, vá devagar e respeite seu corpo. Intensifique os exercícios gradativamente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!