Alimentação infantil

Biscoito de polvilho: crianças devem evitar o consumo excessivo

Por Redação Doutíssima 18/07/2015

O biscoito de polvilho é um petisco muito comum entre as refeições dos brasileiros, além de fazer parte da dieta de muitas pessoas, já que tem baixo teor calórico. No entanto, esse produto que parece inofensivo pode representar alguns riscos para a saúde de quem o consome.

 

Em 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um levantamento alertando que esse alimento apresenta mais da metade da quantidade de sódio que se deve consumir durante o dia.

biscoito de polvilho

Biscoito preparado com polvilho deve ser consumido com moderação por causa do sódio. Foto: Shutterstock

 

Sódio: o vilão do biscoito de polvilho

A cada 100 mg de biscoito de polvilho, há 1.092 mg de sódio. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 2.000 mg de sódio por dia. A quantidade indicada pela OMS é equivalente a cinco gramas de sal de cozinha ou a uma colher de chá. Mas o que excesso de sódio pode causar no organismo de uma criança?

É na infância que os maus hábitos começam e mostram suas consequências na fase adulta. Em excesso, o sódio pode aumentar a pressão arterial, prejudicar o funcionamento dos rins e por fim, resultar em problemas cardiovasculares e renais.

É importante lembrar que o sódio não está presente apenas no biscoito de polvilho, mas em outros alimentos, já que a indústria o utiliza para com frequência devido aos seus efeitos conservantes. Para diminuir o consumo de sódio das crianças, é necessário prestar atenção nas informações nos rótulos dos alimentos.

Como as crianças devem consumir o biscoito?

De acordo com a nutricionista Eliana Cremonese Sehn Denardi, esse biscoito é feito de polvilho ou fécula (produto amiláceo extraído da mandioca). “O biscoito de polvilho é fonte de carboidratos, com baixo teor calórico.  Ideal para ser utilizado no café da manhã, lanche da tarde e lanche escolar.” explica a nutricionista.

Ainda de acordo com as orientações de Eliana, esse biscoito é uma alternativa válida para pessoas que sofrem com a intolerância a glúten, já que o alimento é isento dessa substância. Porém, é preciso ficar ter cuidado com os excessos. A quantidade ideal a ser consumida é de duas a quatro unidades.

 

“O biscoito de polvilho é uma boa opção de lanche para crianças acima de oito meses. Pode-se oferecer na hora do lanche, para que a criança segure o mesmo sozinha, criando intimidade com os alimentos.”, afirma.

Confira duas receitas de biscoito de polvilho

Veja, abaixo, duas receitas saudáveis desse alimento que você pode preparar em casa.

1. Biscoito com raspas de limão

Ingredientes:

 

– 1 kg de polvilho doce

– ½ kg de açúcar cristal

– 6 ovos

– 250 gramas de gordura vegetal ou manteiga

– 1 colher (sopa) fermento em pó

– ½ colherinha de sal

– Raspas de limão

Modo de preparo:

 

Misture todos os ingredientes. Amasse bem. Abra a massa com o rolo e corte os biscoitos no formato que preferir. Pode-se variar os sabores acrescentando coco ralado, amendoim torrado e moído. Leve ao forno até os biscoitos ficarem secos.

2. Biscoito com suco de laranja

Ingredientes:

– 4 ovos

– 50 gramas de sal amoníaco

– 500g de açúcar cristal

– 1 xícara de manteiga

– 2 xícaras de leite

– 1 xícara de suco  de laranja

– 500 gramas de polvilho

– 1 kg de farinha de trigo

Modo de preparo:

Misture os ingredientes e amasse-os. Abra a massa com o rolo e corte os biscoitos no formato que preferir. Leve ao forno até que fiquem secos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!