Moda

Estilo choker: veja como tirar proveito da gargantilha

Por Redação Doutíssima 19/07/2015

Não importa a ocasião, incluir um complemento no visual é uma boa aposta para valorizar a aparência. Por isso, acessórios como brincos, anéis e colares são adorados pelas mulheres. Mas é claro que, no universo da moda, essas peças são constantemente renovadas. Agora, o item que está voltando aos holofotes é a gargantilha.

É difícil definir a origem exata desse acessório. A palavra, derivada do termo espanhol gargantilla, nada mais é do que um diminutivo do vocábulo “garganta”. Serve, portanto, para definir um colar bem justo em torno do pescoço.

Em pinturas datadas dos anos 1618-1620, membros da alta sociedade foram retratados usando gargantilha. Desde então, a peça é sinônimo de elegância e personalidade. 

gargantilhas

Gargantilhas são mais ajustadas ao pescoço e podem ser combinadas com vários estilos. Foto: Shutterstock

Gargantilha estilo choker em evidência

A grande vantagem da gargantilha é que a peça é versátil. Ela pode ser combinada em produções mais arrojadas, garantindo uma pegada punk ao visual, como também adicionada aos looks elegantes, através de modelos que conferem glamour e sofisticação à aparência.

Mas, independente do visual que você estiver buscando, há um estilo moderno de gargantilha que está fazendo sucesso entre as fashionistas: a choker. Trata-se de um modelo de colar bem colado ao pescoço que jamais passa despercebido. Por isso, quem busca um acessório para repaginar totalmente a aparência, pode investir sem medo no item.

Para quem quer apostar na gargantilha em um evento noturno, que clama por um visual mais chique e poderoso, a alternativa é mergulhar na tendência maxi. Ou seja, apostar em colares maiores, enfeitados com adornos e pedrarias. Modelos assim foram apresentados por grifes como Ralph Lauren e Iódice.

Outra opção é seguir a onda do minimalismo, através de itens que contam com formatos diferenciados e recortes chamativos. As mulheres com estilo mais básico também podem iluminar o look, optando por gargantilhas em ouro ou bronze, repletas de brilho e sofisticação.

 

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Como usar gargantilha choker?

Mas, como investir na gargantilha e assegurar um look equilibrado? Tudo depende do seu estilo e da ocasião na qual você pretende investir no acessório.

Se você apostar em um modelo mais básico para o dia a dia, é possível ousar e combinar a peça com outros colares mais compridos, criando um verdadeiro mix de acessórios. Famosas como a modelo Kylie Jenner e a cantora Manu Gavassi são adeptas da combinação de complementos.

Para uma ocasião formal, é interessante escolher uma gargantilha repleta de adornos, pedrarias ou brilhos e deixar o destaque da aparência por conta do acessório. Opte por deixar de lado outros itens, como anéis e pulseiras, ou prefira usá-los em versões menores.

Entretanto, se você for atender a um evento que permite ousar no look, é possível apostar em um visual bem contemporâneo e fashionista em todos os sentidos. Neste caso, vale a pena deixar o básico de lado e combinar a gargantilha com maxibrincos bem chamativos.

Gostou das dicas sobre como usar gargantilha? Se inspirou para apostar na peça em um evento de gala? Deixe um comentário abaixo!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!