Clínica Geral

Formigamento nas mãos: entenda as causas e como tratar

Por Redação Doutíssima 19/07/2015

Às vezes causa uma sensação gostosa, mas o formigamento nas mãos pode indicar problemas sérios. Geralmente, ele é provocado quando um nervo está comprimido ou porque o sangue não está circulando bem pelo corpo. Sentir as mãos formigarem é considerado um sintoma bastante genérico, por isso é importante prestar atenção para verificar o que ele indica.

 

Manter uma má postura, dormir sobre um braço ou sentar sobre as pernas são atitudes comuns do nosso cotidiano. Todas elas favorecem a compressão nervosa e dos vasos sanguíneos, o que afeta a circulação e leva ao formigamento, aquela sensação de várias formiguinhas percorrendo o corpo. 

formigamento nas maos

Síndrome do túnel do carpo e diabetes podem causar formigamento na mão. Foto: iStock, Getty Images

 

Doenças inflamatórias e formigamento nas mãos

Não é apenas ao nos posicionamos mal que o formigamento nas mãos aparece. Em alguns casos mais sérios, ele pode surgir em função de uma síndrome chamada túnel do carpo. Ela ocorre principalmente em mulheres aos 40 anos de idade, mas não se descartam quadros em homens e adolescentes.

 

A síndrome do túnel do carpo está relacionada à compressão dos nervos do punho e provoca inflamações e inchaços. Não há uma causa muito precisa para o surgimento desse problema, que se manifesta inclusive na menopausa, na gestação ou em decorrência de hipotireoidismo, traumas ou pancadas no local.

 

Outro problema que pode provocar formigamento nas mãos é a lesão por esforço repetitivo, especialmente em pessoas que utilizam os dedos e as mãos no trabalho. Secretários, operadores de telemarketing, quem trabalha no computador e pianistas são os que mais sofrem com isso.

 

Algumas doenças inflamatórias crônicas também fazem as mãos formigarem, como a artrite reumatoide e medicamentos específicos. Hérnias de disco ocorrem na raiz do nervo e causam danos à coluna vertebral, que parece ser cutucada pelos ossos sempre que o pescoço ou o punho são torcidos.

 

A partir daí, acontecem formigamentos que só melhoram quando os membros retornam à posição original.

 

Problemas relacionados ao formigamento nas mãos

Doenças como hipertensão, diabetes e vasculite podem alterar a circulação e provocar sintomas como o formigamento nas mãos. Problemas no cérebro, causados por danos ao sistema nervoso central, são mais raros, mas devem ser levados em conta pelo médico na hora do diagnóstico.

 

Formigamentos que começam subitamente, associados a outros sintomas como dor no peito, mudanças na visão, alterações na fala, fraqueza, dificuldade para andar e desmaio são indícios de um acidente vascular cerebral (AVC).

 

É necessário buscar socorro imediato nesse caso. O AVC é uma das principais causas de morte no mundo, afetando 16 milhões de pessoas ao ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Para que haja um diagnóstico preciso, o médico deve avaliar individualmente cada situação. Os clínicos gerais e especialistas em doenças do trabalho são os mais adequados, pois conseguem encaminhar os pacientes de forma correta.

 

O formigamento nas mãos pode ser tratado com exercícios localizados, alongando o corpo. Quando ocorrem dores, o ideal é buscar um fisioterapeuta para ajudar a aliviar os sintomas. Sempre que sentir a mão formigando, tente manter o membro imóvel até que passe. Se não for algo passageiro, faça exames clínicos para descobrir as causas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!