Filhos

Chegou a hora de escolher a creche? Saiba o que levar em conta

Por Redação Doutíssima 22/07/2015

Por causa da jornada de trabalho, muitas mulheres precisam ficar longe dos filhos durante a semana. Com isso, chega um momento em que é necessário escolher uma creche na qual o pequeno será deixado enquanto a mãe está no emprego.

Não se trata de uma escolha simples e fácil, afinal, o seu filho será entregue totalmente a cuidados de pessoas, até então, completamente estranhas, por praticamente todo o dia. Assim, planeje tempo e disposição para visitas em várias unidades até que o local certo apareça.

creche

Visitar várias escolinhas é importante para escolher o melhor local para a criança. Foto: iStock, Getty Images

 

Acredite na sua intuição para escolher a creche

Acredite na sua intuição ao entrar em uma escolinha de educação infantil. Seja sincera consigo mesma e confie na sua resposta. No caso de dúvida sobre a segurança, higiene ou de qualquer outro aspecto relacionado ao local, não insista. Essa não será a creche adequada para seu filho.

Ao visitar uma creche, observe como agem as pessoas que trabalham diretamente com as crianças. Avalie o tipo de mensagem que elas passam, se estão felizes com a tarefa que realizam, se respeitam umas às outras e se demonstram carinho e afeto com os pequeninos.

A quantidade de crianças atendidas por uma pessoa na escolinha é um indicativo do quanto de atenção seu filho terá. Também é importante observar quantas crianças permanecem no mesmo espaço. Então avalie a estrutura física do local.

Não tenha pudor em pedir para visitar as instalações como cozinhas e banheiros. Tudo precisa estar impecavelmente limpo, bem iluminado e com boa circulação de ar.

Nesse momento, tenha em mente que a criança pequena precisa mesmo é de carinho, afeto e segurança. Então, não se apegue tanto a explicações sobre abordagens psico-pedagógicas.

Outros pontos importantes ao escolher a escolinha, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), são: observar se existem materiais que permitam a estimulação motora e se o local oferece atividades que estimulem a conversa com os bebês (música e contação de histórias).

Por fim, é importante também observar a distância entre sua casa e a escolinha. Pese o tempo que precisará gastar para se deslocar do trabalho até o local diante de alguma emergência. É claro que esse é um item que pode parecer um pouco secundário diante das outras situações expostas até aqui, mas pense nessa possibilidade.

Doenças que surgem na creche

A exposição a agentes que podem causar doenças também são grandes preocupações dos pais quando o assunto é a escolha da creche para seu filho. De fato, estatísticas mostram que de maneira geral, as crianças que frequentam escolinhas têm mais ocorrências de diarreia e gripe durante o ano do que as que não frquentam o local.

Acontece que essas doenças são transmitidas através de vírus. Assim, quanto mais crianças juntas, maior é a possibilidade de transmissão. Não há muito o que fazer para controlar esse quadro.

Portanto, é preciso entender que, ao começar a frequentar a creche, a criança em algum momento, vai apresentar complicações como gripe e resfriado, por exemplo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!