Clínica Geral

Conheça os fatores que contribuem para a perda auditiva

Por Redação Doutíssima 22/07/2015

Se você tem o costume de ouvir música com fones de ouvido, saiba que essa prática pode causar perda auditiva. Na realidade, o uso incorreto desse acessório prejudica a audição das pessoas, mas outros fatores também podem causar diferentes níveis de surdez.

 

O que é a perda auditiva?

De maneira simples e direta, Camila Land, fonoaudióloga, explica que a perda de audição ocorre quando alguma parte do sistema auditivo não é capaz de realizar suas funções. Ela menciona também que essa condição é classificada em quatro tipos:

perda auditiva

O uso constante e incorreto de fone de ouvido pode ocasionar a perda de audição. Foto: Shutterstock

1. Perda auditiva condutiva

Acontece na orelha externa ou na orelha média. Ela pode acontecer por infecções, acúmulo de cera excessivo, fluído na orelha, problemas nos ossículos da orelha, perfuração da membrana do tímpano ou até um corpo estranho no canal auditivo.

2. Perda auditiva sensorioneural

Acomete a cóclea devido a deterioração das células sensoriais auditivas, causada por infecção, doenças, algumas drogas, ruído excessivo, problemas ao nascer e com o avanço da idade.

3. Perda auditiva mista

Quando envolve a orelha externa em uma perda condutiva associada ao acometimento sensorioneural.

4. Perda auditiva central

Ocorre por problemas nos nervos auditivos e é causada por traumatismo craniano, doenças ou tumores.

Fones de ouvido e a perda auditiva

Camila informa que a audição pode ficar comprometida quando os fones de ouvido são utilizados de forma inadequada. “A maioria das pessoas acaba usando o acessório com uma intensidade sonora muito forte, o ideal seria escutar música na metade da capacidade total de som do aparelho”, explica.

Além disso, ela sugere uma maneira menos prejudicial de ouvir som, que é usando os headphones em vez de optar pelos fones que são colocados dentro da orelha, conhecidos como intra-aural.

Camila menciona que já ao nascer, as crianças são testadas quanto a sua capacidade auditiva. O teste da orelhinha é um dos obrigatórios para qualquer recém nascido.

Segundo o Ministério da saúde, quando são identificadas alterações no canal auditivo, o pequeno deve começar tratamento imediatamente. A prevenção também inclui:

– Estar com a vacina da rubéola em dia

– Manter a atenção se as crianças têm dificuldades para entender ou pedem para repetir muitas vezes a mesma coisa

– Realizar teste auditivo a cada cinco anos para verificar a saúde do ouvido

– Ficar atento à resposta aos estímulos sonoros após quedas e traumas

– Evitar ambientes com barulhos acima de 85 decibéis

– Utilizar o protetor auditivo em ambientes com muito ruído

– Não dormir com a televisão ou o rádio ligados

– Não pingar remédios ou outras soluções no conduto auditivo sem prescrição médica

– Não utilizar nenhum tipo de objeto para limpar o conduto

– Usar cotonete apenas para a higienização da parte externa da orelha.

Tratamentos para a perda de audição

Cada tipo de perda de audição pode ter tratamentos diferentes. A fonoaudióloga menciona que quando é considerada condutiva, a causa pode ser um tampão de cera que é facilmente removido. Quando a causa é infecção, antibióticos prescritos por um médico ajudam a melhorar a situação.

Para casos de perda de audição por perfuração da membrana timpânica, uma intervenção cirúrgica pode solucionar o problema ou melhorar a qualidade auditiva. Além disso, outros casos podem ter surdez revertida ou diminuída com aparelhos de amplificação sonora e implante coclear.

Camila dá uma dica muito útil para quem convive com pessoas que apresentam dificuldades auditivas. “Ao conversar com quem tem problema de audição, tenha o cuidado de estar sempre olhando para a pessoa, para que ela possa ter o apoio visual”, diz.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!