Exercícios

Faseolamina: proteína do feijão branco ajuda a emagrecer

Por Redação Doutíssima 22/07/2015

Em 30 anos, o consumo de feijão foi reduzido em 40%,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estamos comendo menos o grão, mas não deveríamos. Nele está presente a faseolamina, principalmente no feijão branco. Essa substância é uma glicoproteína, responsável por inibir a alfa-amilase que provoca cadeias de carboidratos no corpo.

 

A faseolamina é considerada um bom suplemento para quem quer perder peso. Ao bloquear a produção de alfa-amilase, uma enzima liberada pelas glândulas salivares e pelo pâncreas, ela colabora para o emagrecimento e redução dos carboidratos no organismo.

faseolamina

Substância encontrada no feijão branco evita excesso de carboidrato no corpo. Foto: iStock, Getty Images

 

Atuação da faseolamina no organismo

Desde 1970, a faseolamina é usada como inibidor de alfa-amilase nos Estados Unidos. No século XXI, os suplementos com esse composto se tornaram mais populares, integrando a dieta de diversas pessoas que querem entrar em forma por meio de alimentação controlada e exercícios de musculação.

 

Essa substância, especificamente, é mais comum entre quem quer perder peso e reduzir o acúmulo de gordura corporal.

 

A principal função da enzima alfa-amilase é degradar longas cadeias de carboidratos no organismo. Se não houver um composto que faça essa degradação acontecer em partículas menores, o açúcar não consegue ser absorvido no intestino.

 

Dessa forma, quando não há grandes quantidades de hidratos de carbono circulando pelo corpo, a taxa de insulina liberada também é menor que o normal.

 

Com o uso da faseolamina, ocorre um processo diferente da queima de gordura corporal, pois ela não trabalha dessa forma. Como a alfa-amilase deixa de ser produzida, não há transformação do excesso de carboidrato em gordura para armazenamento. Ou seja, não fica mais acumulada a gordura no tecido adiposo, que aparece em maior concentração no abdômen.

 

faseolamina 

Faseolamina também é usada como suplemento

Não há ação direta do composto sobre a perda de peso, mas sim uma queda nas taxas de carboidratos no corpo, já que eles não são absorvidos durante a alimentação. É assim que também são reduzidas as calorias no organismo.

 

Se gastarmos mais energia do que consumimos, emagrecemos mais rápido. Dessa forma, se continuarmos tendo o mesmo gasto calórico e ingerirmos faseolamina, então será mais fácil perder medidas.

 

Mesmo sendo natural, o composto ainda pode provocar efeitos colaterais, que levam a quadros complicados de saúde.

 

Um dos efeitos adversos mais comuns é a diarreia, já que as bactérias do intestino grosso entram em contato com os carboidratos de cadeias longas. Outros problemas decorrentes do uso de inibidores de alfa-amilase são a flatulência e o desconforto estomacal.

 

Programe-se para tomar a substância antes das principais refeições do dia, o almoço e o jantar, uma vez que, durante a noite, o consumo de carboidratos deve ser menor. A degradação dos hidratos começa na boca, por isso o suplemento deve ser administrado uma hora antes, para não coincidir com o momento da salivação.

 

A suplementação, extraída principalmente do feijão branco, somente deve ser tomada quando há cuidado na alimentação, com uma dieta rica em vitaminas e nutrientes.

 

Além disso, exercícios físicos são fundamentais para manter a boa saúde e garantir sucesso no processo de emagrecimento. Qualquer substância complementar apenas acelera a perda de peso, mas não funciona isoladamente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!