Receitas

Leite sem lactose é alternativa para quem tem intolerância

Por Redação Doutíssima 22/07/2015

A lactose integra a composição natural de um dos alimentos essenciais para o ser humano: o leite. Trata-se de um hidrato de carbono cuja função é fornecer energia ao organismo. Mas algumas pessoas possuem dificuldade em digerir esse hidrato. Assim, para elas o mais indicado é o leite sem lactose.

 

intolerância à lactose é a denominação à incapacidade do organismo humano em digerir o hidrato. Ela ocorre devido à ausência ou à deficiência de lactase no corpo. É a lactase a responsável por esse processo, dividindo a lactose em seus dois componentes, a galactose e a glicose.

leite sem lactose

Pessoas que possuem intolerância à lactose não devem consumir o leite normal. Foto: iStock, Getty Images

Quando essa enzima está em falta no organismo e a pessoa ingere o leite em sua versão normal, a lactose se acumula no intestino e ocorre fermentação por ação das bactérias. O resultado são gases, diarreia, cólicas e distensão do abdômen.

A intolerância pode ser genética ou surgir a partir de outras condições como tratamentos com quimioterapia ou radioterapia.

Leite sem lactose em processo simples

Para garantir o consumo de leite às pessoas que têm intolerância, a indústria desenvolveu o leite sem lactose em um processo simples. Deixa-se o leite em repouso para que a lactase entre em ação num espaço de tempo que varia de três a quatro horas, em temperatura ambiente.

Então, a lactase quebra a lactose em glicose e galactose. A glicose altera um pouco o sabor do leite, deixando-o um pouco mais adocicado, mas não há adição de açúcar.

O leite sem lactose não perde seus nutrientes, tem o mesmo valor calórico e as mesmas vitaminas essenciais que o leite comum. Ele acaba ficando mais caro na prateleira do supermercado devido ao custo do processo ao qual é submetido. Resumindo, a indústria acaba por fazer o que o nosso organismo não consegue.

Leite sem lactose confunde duas condições

É comum que o leite sem lactose entre em uma discussão que confunde duas complicações: a intolerância e a alergia à lactose. Como dito acima, a intolerância se explica pela dificuldade em digerir o hidrato de carbono. Mas a alergia é algo bem diferente.

A alergia ao leite de vaca acontece por causa da presença de algumas proteínas encontradas no leite que o sistema imunológico identifica como agente agressor.

É por isso que as pessoas com alergia ao leite não podem consumir leite sem lactose, pois esse ainda tem as proteínas que provocam a alergia. Ao ingerirem o leite, as pessoas alérgicas terão reações do tipo lesões na pele, diarreia, gases, entre outros sintomas bem ruins.

Conforme a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (SBAI), a diferenciação desses termos é importante para que as pessoas fiquem atentas, já que a orientação nutricional nos dois casos é diferente.

Por isso, é fundamental ficar atento às informações contidas nos rótulos de todo produto que for consumido. Na dúvida, busque ajuda de profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!