Exercícios

Esteira ou elíptico: veja qual é o ideal para malhar em casa

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Na hora de decidir entre a esteira e o elíptico, muitos não sabem qual o melhor equipamento para ter em casa. A verdade é que os dois são utilizados para modalidades semelhantes de exercícios, geralmente caminhar ou correr, mas proporcionam resultados diferentes. No momento da decisão, o objetivo e adaptação pessoal é que vão “bater o martelo”.

 

Cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, descobriram que quando corremos em qualquer um desses aparelhos, ocorre uma liberação maior de endorfina do que quando simplesmente caminhamos.

esteira

Equipamento para caminhar ou correr em casa porporciona alto gasto calórico. Foto: iStock, Getty Images

Esse hormônio, ao estar presente no organismo, nos deixa mais dispostos e bem humorados. Saiba como escolher seu equipamento, que exercício fazer nele e aumente sua sensação de bem-estar.

 

Esteira, elíptico e condicionamento físico

A escolha entre esteira e elíptico vai depender de qual é o seu foco. Quando o objetivo é melhorar o condicionamento físico, ambos garantem bom desempenho.

 

A diferença é que, no primeiro aparelho, você pode começar caminhando e aumentar para velocidade de corrida seguindo seu ritmo. Já no segundo, a graduação ocorre de acordo com a resistência, que fica mais pesada.

 

No quesito de impactos na articulação, o elíptico sai na frente. Ele permite que os pés fiquem presos ao aparelho, diminuindo os riscos. Para os músculos, os dois funcionam praticamente da mesma forma, trabalhando principalmente a musculatura da perna, como coxa, glúteos, panturrilha e quadríceps. No entanto, o elíptico ainda garante um trabalho mais intenso.

 

Para eliminar os quilos que estão sobrando, tanto esteira como elíptico proporcionam um excelente gasto calórico. A queima depende da intensidade e velocidade, podendo ir de 300 a 700 calorias. Nesse caso, a primeira leva vantagem, pois permite atingir uma rapidez maior e, consequentemente, um emagrecimento mais rápido.

 

No entanto, se você estiver acima do peso, prefira o elíptico para reduzir o impacto nas articulações do joelho e tornozelos. Além disso, pessoas que sofrem de labirintite devem evitar esses exercícios para que não ocorram vertigens.

 

Corrida na esteira indica sua longevidade

Na esteira, é feito o chamado teste de esforço. Quem costuma praticar exercícios físicos regularmente, se sai bem no exame. O problema está em quem “reprova”.

 

Um estudo do Hospital John Hopkins, nos Estados Unidos, feito com cerca de 58 mil pacientes, descobriu que é possível prever o risco de morte de uma pessoa nos próximos 10 anos com base no desempenho dela no aparelho.

 

Através de uma fórmula, os médicos da instituição avaliaram a habilidade dos pacientes de se exercitarem no aparelho em uma velocidade e inclinação constantes. Nos diagnósticos, perceberam que aqueles que estavam em forma física ruim, tinham maior risco de óbito. Daquelas que tinham desempenho excelente, apenas 2% estava no grupo de preocupação.

 

Entre os benefícios de correr, estão a definição e tonificação muscular, a melhora no humor e na qualidade do sono, a sensação de relaxamento, fortalecimento das capacidades cardiovasculares e pulmonares, estímulo do raciocínio e aumento da autoestima.

 

Independentemente se você praticar o exercício na esteira ou no elíptico, as vantagens para a saúde são obtidas da mesma forma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!