Clínica Geral

Fique atento e saiba reconhecer os sintomas de um infarto

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Nem sempre é fácil reconhecer os sintomas de um infarto. Tonturas, fadiga, ansiedade, falta de ar, palpitações e suor são apenas os mais característicos sinais de quem sofre a manifestação típica do ataque cardíaco. Em um quadro atípico, podem ocorrer dores difíceis de caracterizar, que vão desde o lábio inferior até o umbigo, tornando o diagnóstico mais complicado.

 

O mais característico dos sintomas de um infarto é o desconforto no meio do peito, que parece apertado. Ele se espalha pelo braço esquerdo, podendo ser acompanhado de suor, náusea e palidez.

sintomas de um infarto

Desconforto no peito, fadiga e falta de ar são sinais comuns de um infarto. Foto: iStock, Getty Images

O problema cardíaco acontece quando o fluxo de sangue que é levado ao miocárdio fica bloqueado por um tempo longo, podendo levar à morte. Saiba reconhecer os sinais e como agir em uma emergência.

 

Sintomas de um infarto podem ser silenciosos

Ao invés dos sintomas de um infarto mais típicos, como a dor no peito, muitas mulheres sofrem o chamado infarto silencioso. Nesse caso, o problema é consequência de estresse constante, sedentarismo, consumo de gordura e açúcar e complicações da gestação. Após a menopausa, é recomendável a consulta com o cardiologista pelo menos uma vez ao ano.

 

Quando silencioso, o infarto se manifesta por fortes indigestões, dificuldade para respirar, dores nas costas e desconforto na região do queixo. Mesmo que não tenha ocorrido nenhum tipo de trauma emocional, os sintomas podem aparecer.

 

O ataque cardíaco precisa de um tratamento adequado para evitar danos ao músculo cardíaco, ou pode ser fatal. Assim que os primeiros sintomas de um infarto são detectados, deve ser chamada a emergência imediatamente.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o problema é responsável por 45% das mortes em pessoas com mais de 45 anos. No grupo de risco, estão fumantes, hipertensos, diabéticos, sedentários, obesos, alcoólatras e dependentes químicos.

 

No entanto, qualquer pessoa pode ser vítima de um infarto, considerado perigoso por ocorrer a qualquer momento, seja na prática de um exercício físico ou em hora de descanso.

 

Em alguns casos, o infarto é súbito e fatal. Em outros, pode levar horas ou dias até que a pessoa perceba os sinais. É importante distingui-lo de uma parada cardíaca, que acontece quando o coração para de bater de repente, em função um problema elétrico que interrompe o bombeamento de sangue, fazendo-o parar de fluir para o corpo.

 

sintomas de um infarto  

Como ajudar quem tem sintomas de um infarto

Assim que perceber os sintomas de um infarto em alguém, a primeira medida é solicitar auxílio médico ou encaminhar a vítima ao hospital. Enquanto isso, não dê bebida ou alimentos para ela. Caso ela não seja alérgica e tenha autonomia, dê um comprimido de aspirina para prevenir coágulos sanguíneos.

 

Se houver desmaio, verifique a respiração e pulso da vítima. Segundo a American Heart Association, dos Estados Unidos, quando houver ausência de sinais, é necessário fazer massagem cardíaca para evitar as complicações, mesmo que a pessoa seja leiga.

 

Com as mãos espalmadas e cruzadas, faça pressão no tórax, bem no meio do peito. Comprima forte e rápido, deixando o tórax relaxar entre cada compressão.

 

O tratamento para as vítimas de infarto varia. Dependendo do estado, elas podem ser submetidas a tratamentos cirúrgicos ou simples administração de medicamentos e procedimentos invasivos ou não-invasivos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!