Exercícios

Proteína isolada da ervilha: como tirar proveito na malhação

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Em um estudo da Universidade de Manitoba, no Canadá, cientistas descobriram que a proteína isolada da ervilha é uma ótima arma de combate ao aparecimento de danos nos rins, principalmente em pessoas hipertensas. O resultado dessa pesquisa anima ainda mais quem utiliza o composto proteico do grão para ganhar massa muscular.

 

Nas academias, a proteína isolada da ervilha vem sendo utilizada como suplemento para quem pratica musculação. Em geral, as leguminosas são ricas em proteínas, que ajudam na recuperação após o treino.

proteina isolada da ervilha

A proteína da ervilha é uma ótima forma de pessoas vegetarianas reporem energias. Foto: iStock, Getty Images

No caso específico das ervilhas, elas possuem uma composição proteica bem equilibrada, fundamental para o ganho de massa muscular.

Proteína isolada da ervilha para vegetarianos

Para os vegetarianos, existe certa dificuldade em encontrar fontes de proteínas, já que a maioria delas se encontra na carne. Além disso, o whey protein, um dos mais famosos compostos suplementares, é feito com leite de origem animal. Assim, a proteína isolada da ervilha é uma opção para que eles reponham as energias gastas durante o treino na academia.

 

Uma das principais vantagens desse suplemento, em relação a outros do mesmo gênero, é o alto teor de BCAA, um grupo de aminoácidos formado por leucina, isoleucina e valina, que atuam diretamente na construção de fibras musculares novas.

 

Dessa forma, quanto mais BCAA houver na suplementação, maior quantidade de fibras será reconstituída.

 

O alto valor biológico da proteína que provém da ervilha é outro benefício. Ela possui grande poder de absorção, não contém lactose nem glúten, além oferecer poucos riscos para quem é alérgico. Pessoas hipertensas também podem consumir, pois ela ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos.

 

Não bastassem essas vantagens, quem ingere a proteína isolada da ervilha ainda recebe maior distribuição de nutrientes e oxigenação nos tecidos, especialmente os musculares. Deve ser tomado o cuidado de ingeri-la logo após os treinos, pois sua velocidade de absorção é rápida.

 

Os médicos também podem recomendar o uso da proteína isolada para quem possui algum problema de saúde relacionado com disfunções proteicas. Nesses casos, ela pode ser tomada em outros horários, de acordo com as doses necessárias. É comum misturá-la em sucos, leite, água e shakes, bem como acrescentá-la nas receitas de massas e bolos.

 

proteína isolada da ervilha 

Proteína isolada da ervilha tem desvantagens

Em algumas situações, a proteína isolada da ervilha pode provocar gases, já que não possui boas quantidades de ferro. Essa é a principal desvantagem desse tipo de suplemento em relação a outras fontes repositoras de energia.

 

O ferro é um dos minerais mais importantes no transporte do oxigênio e no crescimento das células corporais. Sem essa substância, o organismo se sente cansado, fadigando também a mente. As ervilhas oferecem um tipo de ferro que o corpo não absorve bem, diferente do que acontece com a carne vermelha, de peixes e aves.

 

Alimentos ricos em vitamina C podem ajudar a melhorar a absorção de ferro. Coloque a proteína de ervilha misturada a sucos de frutas cítricas, como a laranja e a tangerina. Assim, conseguirá garantir mais energia e nutrientes para o corpo.