Receitas

Receita de sopa para emagrecer: veja como preparar duas opções

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Manter o alto consumo de legumes e verduras pode ser mais difícil no inverno, quando temos mais fome por massas, pães e carnes e evitamos alimentos mais gelados. Mas para não sair da linha e continuar saudável e com peso reduzido, é possível apelar para uma bela receita de sopa para emagrecer.

 

Por que fazer uma receita de sopa para emagrecer?

Investir em uma receita de sopa para emagrecer é uma boa alternativa para o consumo de vegetais, segundo Carolina Klein, nutricionista clínica com pós-graduação em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral e em Nutrição Oncológica.

receita de sopa para emagrecer

Receitas de sopa que levam legumes são ótimas opções nutritivas para o inverno. Foto: iStock, Getty Images

Quando cozidos, os vegetais realmente perdem parte das vitaminas, minerais e fibras, mas ainda assim a estratégia é válida. Carolina explica que no inverno, a temperatura mais baixa do que a do corpo humano exige mais energia do organismo, aumentando a fome.

Mas uma boa receita de sopa para emagrecer aquece o corpo por dentro, além de trazer nutrientes, saciando por completo a fome. “Se tiver proteína, carboidrato e vegetais é uma refeição completa”, comenta a especialista.

Aprenda a fazer receita de sopa para emagrecer

Confira mais de uma receita de sopa para emagrecer sugerida pela nutricionista e aproveite os benefícios desse alimento.

1. Ensopado de lentilhas

Ingredientes:

– 2 talos de aipo cortado em fatias

– ½ talo de alho poró picado

– 4 cenouras cortadas em rodelas

– 2 tomates picados sem pele

– 2 colheres de sopa de óleo vegetal

– 300 gramas de lentilhas

– 6 xícaras de água

– Sal e pimenta

– Salsinha picada para finalizar

Modo de preparo:

Em uma panela grande o suficiente para todos os ingredientes, coloque o azeite e refogue o alho poró. Junte o aipo e as cenouras e deixe cozinhar até ficarem macios.

Em seguida, adicione os tomates e a lentilha e mexa para misturar com os demais ingredientes. Adicione a água e tempere com sal e pimenta. Espere ferver, reduza para fogo médio-baixo e cozinhe por cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando para ter certeza de que não está grudando no fundo da panela.

Quando as lentilhas estiverem macias, está pronto. Sirva com salsinha fresca picada por cima.

2. Caldo verde

Ingredientes:

– 1 cebola

– 3 dentes de alho

– 1/2 chuchu grande

– 1 abobrinha

– 1/2 maço grande de brócolis

– 1 maço de espinafre

– 3 ramos de cebolinha

– 1 colher de sopa de orégano

-Sal a gosto

– Suco de 1/2 limão

– 1 colher de chá de manteiga ghee ou azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo:

Refogue o alho, cebola e chuchu na manteiga ghee e cubra com água. Cozinhe até amolecer. Em seguida adicione o restante dos legumes.

Quando o brócolis estiver brevemente cozido, desligue o fogo e mexa um pouco para esfriar a mistura. Coloque tudo no liquidificador aos poucos.

No início, coloque a água do cozimento junto e depois coloque apenas os legumes, assim consegue deixar na textura que desejar.

A sugestão da nutricionista é bater até ficar um creme bem liso. Adicione um pouco do sal e o limão. Volte ao fogo para aquecer novamente. Acerte o sal e sirva.

Dica extra: um ótimo acompanhamento são cubos de frango empanados na farinha de linhaça e assados no forno.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!