Moda

Veludo retorna e é uma das tendências em moda deste inverno

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Nobre e elegante, o veludo é um dos tecidos que promete agitar o inverno 2015. As peças aveludadas conferem um ar clássico ao visual e, por isso, representam um verdadeiro item de destaque na aparência. Famosas como Kate Moss, Kim Kardashian e Juliane Moore são adeptas do tecido.

A consultora de moda Ana Paula Lima confirma: o veludo chegou com força total para a estação. “As grifes Têca, Iódice, Giuliana Romano, Louis Vuitton, Marc Jacobs e Emilio Pucci reafirmaram a tendência”, comenta. Mas, apesar de ter um ar glamouroso, o tecido também pode ser uma boa aposta para criar um look diferenciado no dia a dia.

veludo

Casaquinho de veludo é uma das peças mais fáceis e práticas para aderir à tendência. Foto: Shutterstock

 

Como criar um look com veludo

O veludo é um tecido que pode ser muito versátil, além de transformar a aparência. Por isso, a dica de Ana Paula é investir na peça aveludada como destaque no look. “Deixe o tecido brilhar e protagonizar”, orienta.

A consultora também sugere que as mulheres sejam ousadas e não se prendam ao preto. “O vermelho e o azul são comuns e fáceis de achar. Já as peças verdes, amarelas e roxas, por exemplo, são mais difíceis de encontrar, mas também apareceram em algumas coleções e ficam lindas em veludo”, destaca.

A especialista em moda também conta com algumas dicas para as mulheres que buscam um look com veludo para o dia – mais arrojado – e outro para a noite, mais elegante. “À noite, casacos, blazers e boleros fazem um ótimo par com vestidos de festa confeccionados em tecidos leves e até brilhantes”, opina.

“Já os vestidos de veludo também podem ser muito chiques, especialmente se misturados com algum bordado”, acrescenta Ana Paula. Segundo ela, quem não tem medo de ousar pode até arriscar usar duas peças aveludadas no mesmo look. “Neste caso, a combinação fica perfeita quando as duas têm a mesma textura e cor”, salienta ela.

De acordo com a consultora de moda, uma boa alternativa para o dia a dia é usar o veludo na versão cotelê (menos brilhante). “Este tipo de tecido se adapta muito bem nas bermudas, saias, calças, blazers e casaquinhos. É fácil de encontrar nas cores caqui, cinza e marinho, tonalidades frias e fáceis de combinar”, relembra.

Ana Paula também traz uma sugestão para as fashionistas. “Com a tendência boho em alta, as calças flare de veludo são hit entre as mulheres antenadas e descoladas. Um short de veludo também fica charmoso com uma camisa de seda e uma bota cano baixo ou over the knee”, garante.

Não se esqueça, também, dos complementos. “É possível combinar o veludo com acessórios dourados e pratas, colares compridos, brincos grandes e braceletes duros”, pontua Ana.

Cuidados com o veludo

Para garantir um visual impecável com o veludo, é preciso tomar alguns cuidados. “Por ser um tecido mais delicado, é importante ter cautela na manutenção, principalmente para desamassar”, adverte.

“Higienize a roupa utilizando uma escova com água e sabão neutro. O ideal é passar a peça a vapor. Mas, se usar o ferro for inevitável, mantenha a temperatura baixa. Outro truque é deixar o item pendurado no ambiente durante o banho, pois o vapor fica encarregado de esticar a roupa”, acrescenta.

De acordo com a consultora de moda, é preciso ter precaução, também, na hora de guardar as peças de veludo. “Evite dobrar o tecido e tente guardar ao avesso. Assim, sua peça será bem conservada para ser usada em outras temporadas, esteja o veludo em alta ou não”, finaliza.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário abaixo!