Exercícios

Fique atento aos erros que afetam o crescimento muscular

Por Redação Doutíssima 24/07/2015

Na Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, cientistas realizaram um estudo sobre lesões provocadas durante a musculação. São vários os erros que prejudicam o crescimento muscular, mas segundo a pesquisa, as pessoas insistem em utilizar mal os equipamentos. Um em cada quatro entrevistados se machucou por não seguir orientações profissionais.

 

Em 20 anos, a procura por médicos para tratamento de machucados feitos na academia aumentou 35%, principalmente porque os alunos mudavam a carga por conta própria ou o equipamento estava sem manutenção. No entanto, esse não é o único erro que afeta a saúde e o crescimento muscular.

crescimento muscular

A alimentação inadequada pode afetar negativamente o crescimento dos músculos. Foto: iStock, Getty Images

 

Crescimento muscular depende de boas orientações

Profissionais do Conselho Nacional de Educação Física já elaboraram um guia para o bom crescimento muscular. Para que você se exercite com segurança e obtenha bons resultados, deverá sempre usar a carga de pesos correta, de acordo com sua desenvoltura física e orientado por um personal trainer.

 

Os aparelhos na academia ou em casa devem sempre ser verificados antes do uso: lubrificação, funcionalidade e movimentos são apenas alguns dos cuidados para evitar uma lesão durante o exercício. Ao mexer com anilhas, respeite as normas de segurança e a ergonomia ao levá-las de um local ao outro.

 

Durante a execução das atividades, mantenha sempre a postura correta. Faça intervalos durante os treinos, de acordo com seu objetivo. O repouso ativo ou em descanso depende da necessidade e do foco de crescimento muscular. As cargas devem ser aumentadas seguindo o treinamento orientado por um educador físico.

 

O que é errado no treino de crescimento muscular

1. Muita proteína e pouco carboidrato

 

Tanto as proteínas quanto os carboidratos são importantes para o crescimento muscular. Enquanto os alimentos proteicos garantem melhor desempenho no treino, acelerando a reconstituição dos tecidos, os carboidratos oferecem a energia necessária para que o corpo dê conta dos exercícios.

 

Os dois nutrientes devem ser consumidos com moderação, para evitar problemas no fígado e nos rins.

 

2. Comer 3 vezes ao dia é pouco

 

Ficar sem comer não ajuda a emagrecer, apenas deixa você mais fraco. Se no seu cardápio tiverem apenas três refeições diárias, vai faltar energia para o treino de musculação. Não pule os horários de café, almoço, janta e lanches.

 

O corpo precisa estar repleto de nutrientes e vitaminas para quem é adepto da malhação. Além disso, antes e depois do treino é obrigatório se alimentar de forma leve para manter a disposição.

 

3. Zero gordura = envelhecimento precoce

 

Cerca de 30% da nossa alimentação deveria ser de gorduras boas, como as poli e monoinsaturadas. Presentes nas nozes, amêndoas, azeite de oliva e castanhas, elas fazem com que não ocorra oxidação no tecido e impedem o envelhecimento dos músculos.

 

Tirar toda a gordura da alimentação não é saudável. Evite apenas os alimentos muito gordurosos e as frituras.

 

4. Suplementação em excesso

 

Tomar suplementos ao invés de se alimentar é uma prática comum entre os praticantes de musculação. No entanto, esse tipo de alimentação só é recomendável para quem possui baixos níveis de alguma substância no organismo.

 

Portanto, uma refeição balanceada dispensa totalmente a suplementação. Procure um nutricionista para adaptar um cardápio de acordo com suas necessidades.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!