Guia do Câncer > Saúde

Churrasco pode causar câncer, afirma estudo

Por Claudia Mercier 27/07/2015

Todos os alimentos assados pelo contato direto com o fogo são potencialmente cancerígenos, afirma o professor David Khayat, chefe do departamento de oncologia do Hospital Pitié-Salpêtrière, Paris, em uma entrevista ao jornal francês Le Figaro.

 

Segundo ele, o desenvolvimento da doença se dá principalmente pelos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) e aminoácidos heterocíclicas (HCA) produzidos durante o churrasco. Por trás desses nomes complicados, duas moléculas que reagem devido ao contato direto dos alimentos com as chamas. Esses compostos tóxicos são cancerígenos se ingeridos ou inalados.

churrasco

Alimentos assados em contato direto com o fogo podem causar câncer. Foto: iStock, Getty Images

 

Churrasco saudável 

“Não se deve, no entanto, banir esse método de cozimento. O risco pode ser diminuído com simples regras que impedem o contato direto do alimento com as chamas”, diz o professor David Khayat.

 

A informação é também confirmada pelos peritos franceses da Agência Nacional de Segurança de Saúde, Alimentação, Meio Ambiente e Trabalho, (Anses),  que afirmam que é possível evitar problemas de saúde causados pelo cozimento dos alimentos por chama direta, como carnes assadas nas churrasqueiras.

 

Algumas dicas podem garantir que o seu churrasco fique saboroso e saudável. Não há necessidade de eliminar essa delícia do cardápio, mas alguns cuidados devem ser tomados. Para evitar a formação desses compostos químicos cancerígenos, a Anses recomenda definir a altura do cozimento.

 

Os alimentos devem ser assados pelo calor das brasas e não pelas chamas, que normalmente atingem 500 graus. Os especialistas aconselham não exceder 220 graus durante o cozimento, para isso, é necessário colocar uma tela com uma distância de 10 centímetros das brasas.

 

churrasco2

O uso de uma grelha pode contribuir para que o seu churrasco fique mais saudável. Foto: iStock, Getty Images

 

Pequenos detalhes que fazem a diferença

Para limitar ainda mais os riscos, escolha um modelo de churrasqueira em que os espetos sejam colocados verticalmente. Além disso, se você é daquelas pessoas que não abrem mão de um bom churrasco, prefira o carvão vegetal. Antes de colocar aquela deliciosa picanha para assar, olhe se não há pedaços de brasa na grelha da churrasqueira.

 

Finalmente, para impedir que substâncias tóxicas sejam formadas no fogo, limite ao máximo as gorduras das carnes, evitando que elas pinguem na brasa e provoquem fumaça. Essa receita pode parecer menos apetitosa, mas opte sempre por carnes mais magras ou remova os pedaços de gordura antes de colocar para assar. “Em qualquer caso, não ingira os pedaços queimados”, acrescenta o Dr. David Khayat.

 

Segundo um estudo recente realizado na Universidade do Porto, em Portugal, marinar a carne na cerveja retarda a formação de HAP. Por incrível que pareça essa é uma combinação gostosa e saudável. “Em geral, não podemos esquecer que para evitar substâncias que gerem agentes cancerígenos, é importante ficar atento às dicas e optar sempre por uma alimentação variada e saudável”, ensina o oncologista.  

churrasco info

Alimentos cancerígenos

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, Inca, alguns tipos de alimentos, quando consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, criam um tipo de ambiente propício para o desenvolvimento, multiplicação e disseminação de uma célula cancerosa. Os especialistas aconselham que esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação.

 

Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como frituras, carnes vermelhas, bacon, molhos com maionese, leite integral e derivados, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, dentre outros.

 

Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos. Alguns tipos de conservantes, como os nitritos e nitratos, se transformam em nitrosaminas no estômago. Esses aditivos são geralmente usados em alimentos como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados.

 

Estudos mostram que as nitrosaminas, que têm ação carcinogênica potente, são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago em pessoas que consomem alimentos com estas características de forma abundante e frequente. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!