Especialidades

Conheça as principais doenças do intestino e como evitá-las

Por Redação Doutíssima 27/07/2015

Se você tem dores abdominais crônicas, diarreia há mais de duas semanas, sangramentos anais ou alterações no hábito intestinal, fique atento: esses podem ser sintomas de alguma das doenças do intestino. São diversos problemas que afetam essa região do corpo e, por isso mesmo, um médico deve ser procurado ao menor sinal.

 

As doenças do intestino mais comuns são as  infecções gastrointestinais (vírus e bactérias). Em seguida vêm as causas benignas como divertículos de cólon, pólipos mucosos, malformações vasculares (telangiectasias) e, por último, as causas malignas (câncer), como explica o coloproctologista Guilherme Couto, membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

doencas do intestino

Dores abdominais e diarreia podem ser sinais de doença na região intestinal. Foto: iStock, Getty Images

 

Cuidados específico com doenças do intestino

De acordo com o médico, além dos sintomas citados acima, registros de casos de câncer de intestino na família também pedem cuidados mais específicos – e observação ainda mais atenta ao sinais. Não espere para ver se a dor “vai embora” logo e procure um especialista.

Não há uma idade específica de maior incidência dessas doenças, segundo o coloproctologista, e essas patologias podem atingir tanto homens quanto mulheres, na mesma proporção

“As causas infecciosas e as afecções benignas acometem qualquer idade, sendo mais importantes nos extremos de idade. Já as causas malignas tendem a ser mais frequentes após os 50 anos”, sinaliza Couto.

Tratamentos das doenças do intestino

Quanto ao tratamento das dessas doenças, o especialista diz que de uma forma geral, as causas infecciosas são tratadas com reposição hídrica e repouso – e quando necessário antibióticos. As causas benignas são tratadas de acordo com sua causa.

“Por exemplo, um sangramento retal causado por uma hemorroida pode ser por uma ligadura elástica ou até mesmo por meio de cirurgia, dependo do tipo. As causas malignas geralmente são uma combinação de cirurgia com quimioterapia e radioterapia”, completa o médico.

Além disso, o médico coloproctologista cita um dos mais importantes meios de tratamento, diagnóstico e prevenção das doenças do intestino, a colonoscopia.

Trata-se de um exame feito com uma câmera de vídeo que é introduzida pelo ânus, realizado sob anestesia (com a presença do anestesista), em ambiente hospitalar. “É um exame fundamental e de grande valia no arsenal terapêutico do médico especialista para diagnóstico e tratamento das doenças do intestino”, completa Couto.

 

E se você está pensando em como ficar longe dessas doenças do intestino, o primeiro passo é simples e começa à mesa. Uma alimentação equilibrada e saudável, com uma dieta rica em fibras, é fundamental para o bom funcionamento e saúde desse órgão. Além disso, a ingestão de água também atua na promoção da saúde dessa área do corpo.

Quando o intestino funciona bem, os nutrientes necessários à saúde são absorvidos mais facilmente. Uma alimentação adequada faz com que isso aconteça naturalmente. Por isso, dê preferência às frutas como mamão, ameixa, manga e laranja, especialmente no café da manhã.

Linhaça e aveia também são excelentes alternativas para cuidar do intestino. Sucos de frutas que recebem esses ingredientes podem ter suas propriedades associadas e potencializadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!