Dieta

Dieta antienvelhecimento promete uma vida mais saudável

Por Redação Doutíssima 27/07/2015

Além de deixar a saúde em dia, uma dieta antienvelhecimento é capaz de reduzir a ação dos radicais livres. Repleta de antioxidantes e equilibrada em macronutrientes, esse tipo de alimentação promove uma vida mais saudável.

 

Dieta antienvelhecimento é para todos

O primeiro item que é preciso ter em mente para uma dieta antienvelhecimento é a ingestão de líquidos, informa a nutricionista da Clínica Body Health, Liane Buchman. “Qualquer trabalho das células e do organismo precisa de água”, diz ela, que também recomenda a ingestão da bebida de hora em hora.

dieta antienvelhecimento

Brócolis e couve-flor são alimentos que ajudam a evitar o envelhecimento do corpo. Foto: Shutterstock

A segunda coisa importante a se ter em mente é que não existe nenhum superalimento e nenhum supervilão. “A saúde vem da combinação de um equilíbrio”, afirma.

Focando na base da dieta antienvelhecimento, Liane comenta a ingestão dos macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Todos precisam fazer parte da alimentação diária, com quantidades que variam de pessoa para pessoa.

Conforme a nutricionista, os polêmicos carboidratos devem estar presentes alimentação, inclusive na dieta antienvelhecimento. Mas ela alerta para o consumo dos simples, como farinha branca e açúcar. Eles contribuem para o surgimento de doenças metabólicas, como a resistência à insulina e para o aumento da circunferência abdominal.

“Os carboidratos simples contribuem para a criação de processos inflamatórios no corpo”, ressalta. Por isso, o melhor é consumir os carboidratos complexos, como batata doce, arroz integral e farinha integral. Esses possuem micronutrientes, como fibras e minerais, que promovem o bom funcionamento do intestino, contribuindo para a dieta.

A nutricionista frisa que as funções intestinais têm efeito até na pele. Quando o intestino não funciona bem, o organismo fica mais suscetível a doenças que podem contribuir com o processo de envelhecimento do corpo.

Liane também recomenda que as proteínas estejam presentes na alimentação diária e em todas as refeições principais. “As quantidades sugeridas variam de pessoa para pessoa, conforme idade, gênero, quantidade de massa muscular e condições como doenças ou gravidez”, diz. O ideal é fracionar a ingestão para que ela seja absorvida de maneira adequada.

Já a gordura precisa ser de boa qualidade, como oleaginosas e peixes de águas frias como salmão, sardinha e atum. Aliás, a especialista reforça que a qualidade de todos produtos que consumimos é essencial para a promoção da boa saúde.

Antioxidantes na dieta antienvelhecimento

Liane explica que os radicais livres fazem parte da natureza do corpo humano. Mas que o estresse, a exposição à poluição e a alimentação cheia de corantes, conservantes e sódio potencializam a ação dessas moléculas.

 

Sendo assim, a dieta precisa conter grande quantidade de antioxidantes. Frutas vermelhas e roxas, conhecidas como berries, couve-flor, alho, frutas cítricas, brócolis, couve-manteiga e cúrcuma são ricos no nutriente que combate a ação dos radicais livres.

Outro alimento excelente para a dieta antienvelhecimento é o abacate. “Ele fortalece uma enzima antioxidante”, comenta a nutricionista, que ainda dá uma última dica: quanto mais natural o alimento, maior a quantidade de nutrientes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!