Estética

Como cuidar da pele do rosto: confira dicas importantes

Por Redação Doutíssima 28/07/2015

Aprender alguns truques de especialista ajuda a garantir uma epiderme saudável e bonita, prevenindo o envelhecimento precoce e as temidas linhas de expressão ou rugas. No entanto, para saber como cuidar da pele do rosto de verdade, é preciso ter comprometimento e adotar uma série de cuidados na rotina diária, que envolvem higiene, proteção e hábitos saudáveis.

 

A médica dermatologista Tatiane Watanabe explica que, para cuidar da pele do rosto, o produto mais indispensável é o filtro solar. “Ele é essencial, independente do tipo de pele ou da idade do paciente. Muita gente só usa filtro solar quando vai à praia, mas esquece que o sol é o mesmo na cidade”, enfatiza.

como cuidar da pele do rosto

Retirar a maquiagem antes de dormir é essencial para evitar obstrução dos poros da pele. Foto: Shutterstock

 

Aprenda como cuidar da pele do rosto

Se a sua dúvida é sobre como cuidar da pele do rosto no dia a dia, Tatiane conta com algumas dicas. Inicialmente, conforme já foi mencionado, é necessário investir no filtro solar.

Além disso, é preciso lembrar que existem filtros solares para todos os gostos. Você pode encontrar produtos para peles secas, oleosas e sensíveis. Há também os que melhoram a acne e hidratam e, ainda, os que possuem ativos contra o envelhecimento.

 

De acordo com a dermatologista, a importância do filtro solar vai além da redução do risco dos cânceres de pele. Especialmente porque os danos causados pelo sol  incluem surgimento de manchas, perda do brilho e aspecto seco, ou seja, envelhecimento precoce.

Mas para cuidar da pele do rosto, são indispensáveis também outros cuidados. “A pele é o maior órgão do corpo e, dessa forma, reflete o nosso bem-estar geral. Hábitos como tabagismo, etilismo e estresse podem ser, literalmente, sentidos na pele”, comenta.

 

O estresse também pode desfavorecer a saúde da epiderme. Tatiane afirma que ele pode estar associado à queda de cabelos e também ao agravamento de psoríase, vitiligo e dermatite seborréica. Por isso, assegurar um aspecto bonito e jovial na pele é algo que vai além da higiene.

“Infelizmente, o envelhecimento da pele é inevitável. Mas há formas de desacelerar esse processo. A utilização de proteção solar e a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, praticar atividades físicas, tomar água e ter um ritmo de vida menos estressante são os principais deles”, garante a médica.  

 

como cuidar da pele do rosto 

Para cuidar da pele do rosto, modere na maquiagem

A dermatologista também traz algumas dicas sobre como cuidar da pele do rosto adotando algumas precauções em relação à maquiagem. “Os produtos são compostos pela união de diversos agentes químicos. Dessa forma, podem provocar reações adversas na pele dos indivíduos suscetíveis, como dermatites de contato por alergia ou irritação”, frisa.

Por isso, usar produtos fora da validade ou dormir com maquiagem são fatores que contribuem para aumentar o risco desses efeitos negativos. “O uso da maquiagem também pode servir como desculpa para não usar filtro solar. Não caia nessa, uma coisa não exclui a outra”, lembra ela.

Além disso, a limpeza do rosto é parte indispensável do processo de cuidados. Afinal, ao longo do dia, a pele entra em contato com diversos radicais livres em forma de poluição e sujeira. E quando a higiene adequada não ocorre, as substâncias ficam em contato com a pele e podem aumentar a quebra de colágeno, acelerando o envelhecimento.

Se você costuma dormir sem retirar a maquiagem, atenção: esse hábito é nocivo e contribui para a obstrução e alargamento dos poros, o que ocasiona a acne. “Por isso, a limpeza deve ser diária, de forma delicada, sem água quente ou substâncias muito abrasivas”, finaliza Tatiana.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!