Clínica Geral

Fascite plantar: saiba como prevenir e tratar esse problema

Por Redação Doutíssima 29/07/2015

Dores nos calcanhares podem ser o primeiro sintoma da fascite plantar, uma inflamação que ocorre no tecido denominado fáscia plantar. Ele se localiza na sola do pé, ligando o osso do calcanhar aos dedos. A principal causa desse problema é o uso em excesso de sapatos inadequados.

 

De acordo com um estudo da empresa de palmilhas Pés Sem Dor, que entrevistou 26 mil pessoas, 40% dos brasileiros sofrem de dores nos calcanhares. Na fascite, a fáscia plantar é extremamente tensionada, provocando dificuldade no caminhar.

fascite plantar

Dor no calcanhar pode significar uma inflamação na sola do pé que tem tratamento. Foto: iStock, Getty Images

 

Risco de fascite plantar é maior após os 40

O uso excessivo do tecido da planta dos pés é mais recorrente em pessoas entre 40 e 60 anos que, consequentemente, estão no grupo de risco da fascite plantar. Ela também é comum em atletas, que fazem exercícios físicos de alto impacto nos pés. Corredores e bailarinos são os mais prejudicados.

 

Casos de pés com outros problemas, como pé cavo ou pé chato, facilitam o desenvolvimento do problema, bem como a obesidade, já que sobrecarrega a musculatura e ossos das pernas e pés, principalmente se a pessoa costuma usar calçados com solas muito macias ou que não oferecem apoio à curvatura.

 

Professores, atendentes, operários e outras profissões que exigem que as pessoas fiquem em pé também podem desenvolver a fascite com maior facilidade. A tensão provocada sobre o chamado tendão de Aquiles é um dos fatores de risco para esse problema.

 

Quem desenvolve a fascite plantar costuma se queixar de queimação, dor e rigidez na sola dos pés. O horário mais crítico das dores ocorre pela manhã, logo que a pessoa começa a pisar no chão. Subir escadas, fazer atividades físicas e permanecer em pé por muito tempo se torna quase impossível.

 

Como tratar a fascite plantar

É possível tratar a fascite plantar apenas com medicamentos e fisioterapia. Geralmente, são administrados analgésicos e anti-inflamatórios para combater a dor e as possíveis complicações. Com o acompanhamento do fisioterapeuta, o paciente faz exercícios de alongamento que ajudam a melhorar o aspecto e mobilidade dos pés.

 

Repouso e uso de sapatos adequados são fundamentais para auxiliar na recuperação. Os fisioterapeutas ainda podem recomendar exercícios específicos de musculação e atividades físicas que não exijam pressão na sola.

 

Apesar de raras, as cirurgias podem ser aplicadas em alguns casos. No entanto, apenas são realizadas quando outros tratamentos terapêuticos não apresentam melhoras no quadro.

 

Dores crônicas no calcanhar são consequência de não tratar a fascite plantar. Como os tratamentos não cirúrgicos são bastante eficientes na redução da dor, é possível que em apenas algumas semanas, os sintomas desapareçam. Os resultados dependem de cada caso, mas em geral, a melhora é obtida em cerca de nove meses.

 

Para prevenir a inflamação na fáscia plantar, é possível tomar algumas medidas no dia a dia. O controle de peso é fundamental para evitar a pressão sobre as solas dos pés.

 

Além disso, exercícios físicos requerem um alongamento dos calcanhares e plantas, antes e depois da prática. Manter a boa flexibilidade nos tornozelos, tendões e músculos da panturrilha é outra forma de prevenção.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!