Clínica Geral

Sangue na urina? Entenda causas e tratamentos da hematúria

Por Redação Doutíssima 29/07/2015

A presença de sangue na urina, situação conhecida como hematúria, pode parecer preocupante. Apesar de ser necessária uma consulta médica para avaliar as causas, a chance de ser uma doença grave é pequena,. Mesmo assim, é preciso ter noção de que isso não é algo considerado normal.

 

O sangue também pode estar presente na urina em baixas quantidades. Dessa forma, ele é apenas percebido com exames de laboratório e não pode ser visto a olho nu. Nesse caso, a hematúria é apenas identificada quando há outro problema que necessita análise clínica.

hematuria

Infecção na bexiga e inflamação na uretra podem ser causas de sangue na urina. Foto: iStock, Getty Images

Dependendo do caso, a presença de sangue também é chamada de hemoglobinúria. O segundo nome destina-se ao aparecimento específico de glóbulos vermelhos (hemácias) na urina.

Causas da hematúria

Sangue na urina não é normal, e isso é importante para frisar a necessidade de consultar um médico quando é percebida a hematúria. Segundo a rede de saúde britânica, National Health Service, o sangue vem de algum lugar do trato urinário.

Isso significa que a hematúria pode acontecer por algum problema nos rins, na bexiga, uretra e outros canais responsáveis pelo transporte da urina. A razão pode ser uma simples infecção ou até doenças que colocam em risco a vida.

Mas antes mesmo de sair correndo para uma consulta, tenha certeza de que o que coloriu sua urina é mesmo sangue. Comer beterrabas pode alterar a cor do xixi, assim como o uso de medicamentos.

Mulheres devem conferir se o sangue não tem origem no canal vaginal. Além disso, tanto indivíduos do sexo feminino como do masculino precisam verificar se o sangramento não é de origem anal.

O órgão de saúde da Inglaterra lista as causas mais comuns para a presença de sangue na urina:

– Infecção na bexiga

– Infecção nos rins

– Pedras nos rins

– Uretrite (infecção ou inflamação na uretra)

– Câncer na bexiga

– Câncer nos rins

– Câncer de próstata

Quando há a confirmação de hematúria, é necessário consultar com um médico especialista em urologia. Através de exames físicos, laboratoriais e uma avaliação do histórico de doenças e sintomas, o profissional da saúde poderá identificar a causa correta.

Exames como raio-x, de ultrassom e cistoscopia são comuns quando há problemas no trato urinário e podem ser solicitados pelo médico.

A partir daí, o tratamento depende da enfermidade que originou o sangramento no trato urinário. Todas as doenças citadas acima podem ser tratadas e têm maiores chances de melhora quando identificadas ainda no início.

 

sangue na urina 

Fatores de risco para a hematúria

A American Urological Association, associação de urologistas dos Estados Unidos, lista uma série de fatores de risco para o aparecimento de sangue na urina. São eles:

– Gênero masculino

– Idade superior a quarenta anos

– Fumante ou ex-fumante

– HIstórico de exposição química

– Histórico de radiação na região pélvica

– Complicações ou doenças prévias no trato urinário

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!