Exercícios

Aqua zumba: modalidade é feita na piscina com música e dança

Por Redação Doutíssima 31/07/2015

Você deve conhecer a  natação, o pólo aquático, o nado sincronizado, o salto ornamental e a hidroginástica. De tempos em tempos, a piscina ganha uma nova forma de exercício e, assim, mais uma modalidade de esporte aquático surge. Se você é adepto dos exercícios na água, saiba que agora há mais uma opção: a aqua zumba.

 

O que é aqua zumba

Voltada para pessoas que querem resultados por meio de exercícios aquáticos de baixo impacto, mas com alta energia, a aqua zumba promete ser uma opção a mais para quem não gosta de suar na academia.

aqua zumba

Zumba praticada na piscina é uma opção divertida para tonificar os músculos do corpo. Foto: Shutterstock

O professor André Estrela, da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS, lembra, no entanto, que embora a pessoa pense que não está suando, é preciso tomar alguns cuidados, pois ao esquentar o corpo ela pode perder energia, mas não do jeito bom.

 

Independente do esporte aquático escolhido, é importante atentar para temperatura da água. Conforme André, a dificuldade é a regulagem. “Uma academia com diferentes públicos tem dificuldades, pois atletas competitivos nadam em piscinas reguladas em 27 graus, já senhoras praticantes de hidroginástica em 31 graus”, exemplifica.

 

De acordo com o professor, a temperatura adequada é aquela em que o aluno consegue render a aula inteira sem ficar ofegante, ir para a borda da piscina e interromper. “A pessoa fica vermelha, não consegue perder o calor”, explica

 

A zumba é uma dança que não é nova, mas que está conquistando as academias e agora também as piscinas. Segundo o educador físico, esportes realizados dentro da água propiciam maior percepção do corpo e vão facilitar a execução de exercícios fora dela.

 

Aqua zumba promete festa na piscina

Os idealizadores da modalidade dizem que apesar da resistência da água, que gera mais dificuldade para realizar os movimentos, as aulas de aqua zumba prometem ser parecidas com uma festa – mas na piscina – devido ao ritmo escolhido para embalar o exercício.

 

1. Benefícios da modalidade

 

O impacto nas articulações, por ser realizada dentro da água, é menor durante uma aula de aqua zumba. A água cria uma resistência natural, os passos ficam mais difíceis, porém a recompensa é uma tonificação maior dos músculos para os praticantes. Para quem gosta de dançar, é um atrativo a mais.

 

Praticar aqua zumba, no entanto, não é tão fácil, pois o número de academias que disponibilizam a modalidade ainda não é muito grande. Algumas academias e redes já oferecem, principalmente nas capitais, mas ainda não é tão comum. É, portanto, uma atividade com espaço para crescer.

 

2. Contraindicações

 

Não há propriamente contraindicações. O professor apenas chama a atenção para o aumento extra da resistência da água pela inserção de instrumentos artificiais, que devem ser escolhidos com cuidado pelo instrutor.

 

Embora o esporte seja aquático, também não se deve descuidar da hidratação. “Como toda prática esportiva, é preciso manter o corpo hidratado. Com a idade essa recomendação se torna ainda mais importante”, alerta.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!