Dica do Nutricionista

Resista à tentação: veja dicas para não engordar no inverno

Por Redação Doutíssima 31/07/2015

Com o frio do inverno, surge a vontade de alimentos que aquecem, saciam a fome e deixam as baixas temperaturas mais suportáveis. Mas uma alimentação descuidada pode fazer qualquer um engordar, por isso, é preciso ter cuidado e manter hábitos saudáveis.

Por que é tão fácil engordar no inverno?

É fato que no inverno o corpo gasta mais calorias para manter sua temperatura natural, então comer um pouquinho mais não é problema. O que acontece, segundo Fabiana Kirsch, nutricionista com pós-graduação em nutrição esportiva, é que a ingestão de água, saladas e legumes é reduzida no inverno, comprometendo a hidratação e a regularidade intestinal.

engordar

Sopas quentes com legumes e verduras podem ajudar a manter o corpo saciado no inverno. Foto: Shutterstock

Há quem opte por uma alimentação rica em vegetais na forma de sopa, mas isso também pode representar uma falsa esperança para quem não quer engordar no inverno.

Fabiana comenta que normalmente os caldos quentes são acompanhados de pães. Além disso, muitas receitas têm no seu preparo a adição de creme de leite e queijos, o que deixa a refeição calórica.

Ainda na tentativa de aquecer o corpo, a nutricionista fala do chocolate quente. A bebida é rica em gorduras e açúcar, ingredientes indispensáveis para quem quer engordar sem saúde.

Dicas para não engordar no inverno

Fabiana lembra que o gasto energético do corpo é maior durante os meses de frio. Mas algumas mudanças nos hábitos, alimentares e outros, durante essa estação do ano podem ajudar a não engordar.

1. Inclua fibra na alimentação

A primeira dica é incluir alimentos ricos em fibra na alimentação diária. Eles proporcionam maior saciedade. A lista da nutricionista inclui frutas, saladas, arroz integral, aveia, chia, feijão, lentilha e batata doce.

2. Evite eventos com vinhos

Outro problema no inverno, segundo Fabiana, são os eventos mais caseiros regados a vinhos e comidas calóricas. Esses devem ser evitados ao máximo. Ela ainda comenta que a falta de motivação e a preguiça para se exercitar contribuem para conquistar quilos a mais nessa estação.

3. Opte por alimentos nutritivos

A melhor dica da nutricionista é apostar em alimentos que nutrem, aquecem, saciam a fome e ainda trazem benefícios para o corpo. Eles devem ser a base da alimentação de quem não quer engordar no inverno, mas também não quer se sentir desamparado em termos de alimentação.

4. Invista em sopas

Fabiana sugere investir nas sopas de legumes e vegetais, que trazem fibras e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo em qualquer época do ano. As verduras perdem um pouco do seu valor nutricional no cozimento, mas ainda é melhor consumi-las assim do que não tê-las na alimentação.

5. Use condimentos termogênicos

Um truque para evitar quilos a mais, de acordo com a nutricionista, é temperar as sopas com condimentos termogênicos. Então, não esqueça de adicionar na receita das próximas sopas gengibre, pimentas e semente de mostarda.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!