Dica do Nutricionista > Slider Home

Conheça alimentos indicados para aumentar a imunidade

Por Redação Doutíssima 03/08/2015

Aumentar a imunidade é fortalecer o sistema de defesa do corpo, responsável por manter o organismo longe de doenças e combatê-las quando ameaçam prejudicar a saúde. Alimentar-se bem tem um papel fundamental no bloqueio de vírus, bactérias e micro-organismos em geral.

 

Uma alimentação saudável influencia muito na saúde e em como os órgãos e sistemas vão reagir diante de uma doença. Aumentar a imunidade através do que você come é fácil, simples e muito prático, além de ser mais natural se comparado à ingestão de suplementos ou medicamentos.

aumentar a imunidade

A cenoura e o brócolis são alimentos que ajudam a manter a imunidade do corpo em dia. Foto: Shutterstock

 

Como aumentar a imunidade com a alimentação

O sistema imunológico é constituído por diferentes tipos de glóbulos brancos com funções variadas que contribuem para a defesa do organismo contra doenças. Quando tudo está em dia, o corpo é capaz de combater micro-organismos nocivos, minimizando os efeitos das enfermidades.

A nutricionista e professora do curso de nutrição na Universidade Feevale, Denise Ruttke Dillenburg Osorio, comenta que de maneira geral, os alimentos ricos em antioxidantes possuem uma capacidade de melhorar o sistema imunológico.

Frutas, vegetais e outros ingredientes ricos em Zinco, Selênio, Vitamina C, E, A e B6 são também boas fontes de nutrientes capazes de aumentar a imunidade.

No inverno, a alimentação para aumentar a imunidade pode diminuir as chances de contaminação de gripes e resfriados, doenças que ocorrem mais nos meses de frio.

As baixas temperaturas não influenciam na circulação dos vírus, mas a permanência em ambientes fechados faz com que as pessoas fiquem mais suscetíveis a esses problemas.

Alimentos essenciais para aumentar a imunidade

A nutricionista lista alguns alimentos que precisam ser consumidos diariamente, a fim de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Confira:

– Açaí

– Alho

– Amêndoas

– Cenoura

– Batata doce

– Brócolis

– Espinafre

– Gérmen de trigo

– Melancia

– Repolho

– Frutas cítricas em geral (limão, lima, laranja, bergamota e outros)

– Cebola

– Nozes

– Gema de ovo

Sobre o consumo desses alimentos, Denise explica que eles devem ser ingeridos de forma variada, distribuídos nas várias refeições e lanches todos os dias. Para o aproveitamento máximo de todos os nutrientes, ela recomenda, quando possível, a forma crua.

Nem todos os alimentos citados para aumentar a imunidade são saborosos ou seguros para o consumo sem nenhum tipo de cozimento. No entanto, mesmo que sejam cozidos, já auxiliam na proteção do organismo.

Outro hábito capaz de melhorar as defesas do corpo é a prática regular de exercícios de intensidade média. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda cerca de 120 minutos de atividades físicas por semana. Isso contribui para um estilo de vida amplamente mais saudável.

Além de se alimentar bem, incluindo nutrientes variados, a nutricionista enfatiza que o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar refinado e gordura e a ingestão de álcool interferem de maneira negativa no sistema imunológico. Esses itens devem ficar longe da sua alimentação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!