Receitas

Aprenda a preparar um saudável bolo de milho sem farinha

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

Uma receita de bolo de milho sem farinha garante o consumo de todos os benefícios desse grão originário de ilhas no golfo do México. Há mais de sete mil anos, o cereal faz parte do cardápio de diversas culturas ao redor do mundo. Incas, astecas e maias foram apenas os primeiros povos a desfrutarem do potencial nutritivo desse alimento.

 

Potente energético, o milho é rico em vitaminas A e B, além de fósforo, cálcio, sais naturais, óleos, gorduras boas, celulose e açúcares.

 

No Brasil, existem inúmeras plantações do grão em várias regiões. Tradicional na mesa de muitas famílias, o bolo de milho sem farinha é uma alternativa saudável para quem não pode consumir glúten ou prefere utilizar o grão puro na receita.

bolo de milho sem farinha

Bolo de milho sem farinha previne doenças degenerativas

Apesar de os Estados Unidos serem os maiores produtores mundiais de milho, o Brasil também é um grande exportador do produto. Segundo o Sindicato da Indústria do Milho, Soja e seus Derivados no Estado de São Paulo (Sindmilho & Soja), os Estados de São Paulo e Paraná são os líderes nacionais. No entanto, a principal cidade produtora é Jataí, em Goiás.

 

Por seu alto teor nutritivo, o grão é utilizado na alimentação humana e como ração de animais. Diferente do trigo e arroz, que sofrem refinamento industrial, o milho mantém a casca repleta de fibras, que contribui no trabalho do sistema digestório, impulsionando a eliminação de toxinas no organismo.

 

Bastante versátil, o cereal é base para pães, biscoitos, sorvetes, salgados, cervejas, balas e até mesmo bolo de milho sem farinha. Esse quitute é um dos principais pratos típicos do Brasil, juntamente com a canjica, o cuscuz, a pamonha e a polenta.

 

Em função dos seus nutrientes, o Ministério da Saúde elegeu o milho e o trigo como alimentos essenciais para redução dos índices de anemia e mielomeningocele, uma doença que causa paralisia e outras sequelas.

 

Na Universidade Granada, na Espanha, cientistas de biotecnologia descobriram que consumir o milho ajuda a retardar o envelhecimento. No grão, está presente a melatonina, uma substância com propriedades antioxidantes, que melhoram o aspecto da pele e combatem as doenças degenerativas.

 

Prepare um bolo de milho sem farinha

Para quem não pode consumir glúten, o bolo de milho sem farinha garante um lanche nutritivo, com poucas calorias e com todas as propriedades naturais do grão. Como ele é feito no liquidificador com o cereal inteiro, mantém os benefícios e é uma opção excelente até mesmo para quem está de dieta. Confira a receita.

 

Ingredientes:

 

– 1 lata de milho sem água

– 5 colheres de sopa de amido de milho

– 3 colheres de sopa de manteiga

– 1 ½ xícara de açúcar

– 3 ovos

– 2 xícaras de chá de leite

– 1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de preparo:

 

No liquidificador, coloque os ovos, a manteiga, o leite, o açúcar e o milho. Bata tudo por, aproximadamente, um minuto. Depois, adicione o amido de milho aos poucos, para engrossar a massa. Ao final, vá colocando o fermento em pó e bata novamente.

 

Em uma forma untada com manteiga, despeje a massa. Ponha no forno a 200 ºC por cerca de uma hora. Antes de desenformar, deixe que o bolo de milho sem farinha esfrie.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!