Dieta > Exercícios

O que fazer para perder barriga após a gravidez? Veja dicas

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

Após a chegada do bebê, uma das principais dificuldades da mulher é a mudança do corpo. Muitas não sabem o que fazer para perder barriga após a gravidez. Segundo o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), do Ministério da Saúde, em 2013 havia cerca de 1,5 mil gestantes para cada 100 mil habitantes no Brasil. 

 

Os cuidados com a região abdominal devem ser tomados antes, durante e depois da gestação. Dentre as principais consequências está a formação dos “pneus”, causados pela separação dos músculos direito e esquerdo do abdômen.

o que fazer para perder barriga

Atividades físicas e alimentação saudável ajudam a perder gordura abdominal após o parto. Foto: Shutterstock

Esse problema chama-se diástase e forma uma espécie de buraco entre a musculatura. Conheça essa e outras situações e descubra o que fazer para perder barriga depois do parto.

 

O que fazer para perder barriga depois do parto

Mulheres que não praticam atividades físicas e não costumam fortalecer a musculatura abdominal são mais propensas a desenvolver a diástase na gestação. O diagnóstico precoce, logo após o parto, favorece o tratamento, que pode ser feito com fisioterapia ou, em último caso, cirurgia plástica para suturar os músculos.

 

Em caso de diástase, existem alguns exercícios que ajudam na recuperação, mas também podem ser realizados por quem não sabe o que fazer para perder barriga.

 

1. Pilates

 

Muitas mães buscam o pilates para voltar à boa forma depois da gravidez. Como trabalha todo o corpo, permite resultados rápidos no fortalecimento, qualidade de vida e bem-estar.

 

2. Exercícios de Kegel

 

Trabalhando o fortalecimento do assoalho pélvico, também conhecido como períneo (região entre a vagina e o ânus), os exercícios previnem a incontinência urinária e ajudam a recuperar a forma física de antes do parto.

 

3. Cones vaginais

 

Os cones ajudam a exercitar e fortalecer também o assoalho pélvico através de exercícios íntimos chamados pompoarismo.

 

O que fazer para perder barriga pós-parto: dicas

Você não sabe o que fazer para perder barriga após a gravidez e quer apostar nos exercícios? As atividades físicas são uma das formas mais eficazes de evitar os pneus, mas não as únicas. Confira mais algumas dicas.

 

1. Alimentação equilibrada

 

Procure um nutricionista para iniciar uma dieta de acordo com seus objetivos, sem prejudicar a saúde do bebê ou a qualidade do leite. A alimentação saudável é a principal forma de evitar o crescimento excessivo da barriga no pós-parto.

 

2. Tratamentos estéticos

 

Combinados à alimentação e exercícios físicos, os tratamentos estéticos ajudam a dar forma ao corpo. Drenagens linfáticas, por exemplo, ajudam a combater a retenção de líquidos e desincham. Já a carboxiterapia, a lipocavitação e a acupuntura auxiliam na eliminação das gorduras em excesso.

 

3. Amamente sem medo

 

Um processo tão natural para as mães pode ser o segredo para quem não sabe o que fazer para perder barriga. A amamentação ajuda a perder peso e retomar a forma lisa do abdômen. Se a mulher amamenta a cada três horas, perde aproximadamente 500 calorias por dia. Ou seja, em seis meses amamentando, é possível perder de 500 gramas a um quilo.

 

Além disso, o processo libera oxitocina, um hormônio que melhora o humor e auxilia o útero a voltar para seu tamanho normal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!