Dica do Nutricionista

Aprenda a preparar água aromatizada e confira os benefícios

Por Redação Doutíssima 08/08/2015

Refrescar-se com água aromatizada é um jeito muito mais saboroso de manter a hidratação em dia, principalmente em dias de calor. O consumo ajuda a deixar os refrigerantes de lado e, com poucos ingredientes, a bebida ainda é capaz de trazer outros benefícios para a saúde.

 

O que é a água aromatizada

Segundo a nutricionista Rita Cherutti, a água aromatizada é uma infusão em que frutas e ervas entram apenas para dar um leve sabor. “Em sucos, a fruta é utilizada como um todo, aumentando, assim, o teor calórico da bebida”, complementa.

agua aromatizada

A infusão de frutas e ervas em água natural é uma forma de dar sabor à bebida. Foto: iStock, Getty Images

Rita ensina que a água aromatizada é uma boa opção para quem não gosta do líquido puro. Conforme a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, a versão turbinada no sabor facilita uma ingestão maior de líquidos e nutrientes sem apelar para sucos, chás ou refrigerantes.

Mas a nutricionista informa que a água in natura é essencial para o organismo, por isso não deve ficar de fora da rotina. “A aromatizada pode auxiliar no volume total de líquidos ingeridos no dia sem adicionar calorias em excesso”, explica.

Balancear o consumo é a chave para o sucesso. Se quiser aproveitar o sabor agradável da água aromatizada, alterne com o líquido in natura usando o bom senso, orienta a nutricionista. “Tente balancear 500ml para cada 500ml da outra, por exemplo”, diz.

Como fazer a água aromatizada

A água aromatizada pode ser feita com ervas e frutas que são deixadas na água por um tempo antes de ser consumida. É como fazer um chá com água fria, onde o sabor não fica tão evidente e as propriedades medicinais da planta, que nem sempre são bem-vindas, não passam para o líquido.

A nutricionista lembra que a infusão deve agir por, pelo menos, duas horas antes de servir a água. Ela também recomenda que tudo seja preparado em um garrafa de vidro com tampa. Isso vai ajudar a preservar os sabores e aromas dos ingredientes.

 

A combinação de sabores é uma escolha que depende do gosto de cada pessoa, mas para facilitar misturas gostosas, Rita deu a receita de dois tipos de água para você incluir no dia a dia. Confira:

 

1. Água refrescante

Ingredientes:

– 1 ramo de hortelã (apenas folhas, sem o talo)

– 1 fatia de limão siciliano com casca

– 2 cravos

– 4 pedras de gelo

– ½ pau de canela

– Proporção para um copo  de 200 ml de água

Modo de preparo:

Misture os ingredientes na água natural e espere, no mínimo, duas horas para beber.

2. Água tropical

Ingredientes:

– 1 ramo de erva doce fresca (apenas folhas, sem o talo)

– 5 morangos cortados em fatias

– 1 fatia de gengibre

– 4 pedras de gelo

– Proporção para um copo de 200 ml de água

Modo de preparo:

Misture os ingredientes na água natural e espere, no mínimo, duas horas  para beber.

 

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