Dica do Nutricionista

Gula: aprenda a controlar o desejo para não cair em tentação

Por Redação Doutíssima 10/08/2015

Quem já teve vontade de comer além do que era necessário, não por fome, mas por um desejo incontrolável, já passou por um episódio de gula. Essa situação é algo que pode até acontecer, mas não pode virar rotina para não prejudicar o seu bem-estar. E acredite: é possível evitar.

 

O que é a gula

A gula é aquele desejo que não tem nada a ver com fome, mas faz a pessoa comer além do necessário, é um tipo de compulsão, no caso, uma compulsão alimentar, como explica a nutricionista Sarah Almeida. “Esse desejo costuma despertar em diferentes situações e variar de pessoa para pessoa”, explica.

gula

Tipo de compulsão alimentar pode ser evitado com rotina alimentar balanceada. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com a nutricionista, estudos indicam que esse desejo surge nas horas mais ociosas ou tediosas do dia, no final da tarde e no período noturno. “O maior problema é quando ela ocorre à noite, quando nosso metabolismo está mais lento”, alerta.

 

À noite, deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e excesso de carboidratos, pois a digestão demora mais para ser feita, assim as substâncias acabam sendo armazenadas no organismo em forma de gordura.

 

O jejum prolongado é outro fator que leva ao problema. Quando o intervalo de tempo entre uma alimentação e outra é muito grande – ou a pessoa está em uma dieta muito restritiva -, há deficiência de alguns nutrientes.

 

A nutricionista explica que as dietas muito restritivas, de baixas calorias, afetam a produção de neurorreguladores, fator que pode contribuir para o aparecimento de sintomas relacionados à compulsão alimentar.

 

Nesses casos, a pessoa deixa de comer por um tempo, mas quando retorna, volta com uma vontade muito maior, desproporcional.

 

Como evitar a gula

Se você quer fugir da gula, deve procurar levar uma vida saudável, com intervalo de três horas entre as refeições, que devem ser feitas em pequenas quantidades, sem pular nenhuma delas, especialmente o café da manhã – considerado uma das principais do dia.

 

Não ter em casa alimentos que despertem a gula, bem como os de difícil digestão nos horários mais críticos ou dificultar o acesso a eles também pode ajudar, assim como consumir os alimentos corretos nas refeições principais.

 

Outra dica é inserir atividade física na rotina, que além melhorar a saúde como um todo, cria sensação de bem-estar. Isso pode ajudar a evitar a compulsão alimentar. O exercício proporciona o preenchimento do tempo livre, contribuindo para diminuir o tempo ocioso, que é favorável ao aparecimento de episódios compulsivos.

 

Em alguns casos, é possível também investigar se é apenas gula ou se o problema é outro, relacionado a episódios de estresse e ansiedade, que possam estar sendo canalizados para a comida. Nesse caso, podem ser indicadas terapia, meditação e conforme a avaliação do profissional, até mesmo medicação.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!