Filhos

Psicologia infantil: como reconhecer quando a terapia é necessária

Por Redação Doutíssima 11/08/2015

Muitas vezes, crianças precisam de ajuda psicológica tanto quanto adultos. A psicologia infantil geralmente começa quando os responsáveis notam que elas têm algum problema em seu desenvolvimento mental, emocional ou social.

Os psicólogos podem ajudá-las a lidar com diversas questões, como ansiedade, depressão, hiperatividade, conflitos com pais e eventos estressantes – como divórcio ou morte.

psicologia infantil

Conflitos e transtornos na infância podem ser identificados com ajuda da terapia. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é a psicologia infantil

A infância é uma fase que influencia bastante sobre o tipo de adulto que a criança irá se tornar. A psicologia infantil é um ramo especializado dessa ciência que se concentra nos pequenos, principalmente em seu desenvolvimento e comportamento.

 

Normalmente, a psicologia infantil cobre crianças de todas as faixas etárias – do nascimento à adolescência. Dentre as questões tratadas, destacam-se problemas comportamentais, habilidades sociais, mentais e emocionais, bem-estar e desenvolvimento.

Com a abordagem correta, os psicólogos podem ajudar as crianças a enfrentar esses pontos de forma natural, conforme sua idade.

 

A maioria dos transtornos mentais podem ser diagnosticados na infância. No caso das crianças, eles são descritos como graves alterações na forma como elas aprendem, comportam-se ou lidam com emoções.

Alguns exemplos de transtornos comuns na infância são déficit de atenção, hiperatividade (TDAH), distúrbios de comportamento, transtornos de humor e ansiedade.

 

Meu filho precisa consultar um psicólogo?

Não é fácil definir quando uma criança precisa de um psicólogo. Nessa idade, elas não possuem habilidades para verbalizar claramente as suas necessidades ou seus sentimentos. Por outro lado, os pais muitas vezes enxergam qualquer alteração de comportamento como algo normal, relativo à idade, e passageiro. Porém, a psicologia infantil explica que nem sempre é assim.

 

Caso perceba coisas incomuns ou sinais sugestivos de problemas mentais e comportamentais, não ignore. Quanto mais cedo houver diagnóstico e tratamento, melhor será o prognóstico. Esses sinais podem ser muito sutis, e é preciso estar atento.

 

Os sintomas mais comuns são problemas com sono, pesadelos ou terrores noturnos frequentes, medo intenso ou incomum, problemas com atenção ou aprendizagem, atrasos no desenvolvimento da linguagem ou da fala, frequentes explosões de raiva ou crises de birra e hiperatividade.

 

Também é útil manter diálogo com cuidadores e professores que interagem regularmente com o seu filho. Pergunte se ele está prestando atenção na aula e qual seu comportamento com os colegas, por exemplo. Recolher o máximo de informação possível é o melhor caminho para determinar o curso de ação.

 

Além disso, a ciência avança cada vez mais para a detecção precoce desses problemas. Um novo estudo publicado no Journal of Abnormal Psychology, por exemplo, descobriu que um teste no olho é capaz de prever a predisposição de uma criança para depressão, permitindo assim combater esse mal precocemente.

 

Como a psicologia infantil atua?

Se você identificou algum problema psicológico ou emocional em seu filho, mas tem medo da abordagem que será dada pelo profissional, saiba que a psicologia infantil é feita de acordo com a faixa etária da criança.

 

Normalmente o psicólogo cria um ambiente de confiança para os pequenos, introduzindo várias atividades. Aos poucos, ele vai identificando e, a partir daí, resolvendo as questões. Muitos distúrbios de infância podem ser resolvidos com o tratamento adequado – embora outros possam durar pelo restante da vida.

 

De toda forma, o primeiro passo é uma avaliação completa por um profissional especializado – psicólogo ou psiquiatra infantil, ou até algum outro profissional de saúde mental qualificado em trabalhar com crianças pequenas.

A partir do diagnóstico, você pode discutir e decidir com ele as melhores opções de tratamento para seu filho, dando-lhe o futuro mais brilhante possível.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!