Receitas

Bolo de whey: veja como fazer uma opção saudável para o café

Por Redação Doutíssima 12/08/2015

Se você está de dieta e, por isso, prefere passar longe de doces e guloseimas, o preparo de um bolo de whey pode ser uma opção. A receita que usa esse suplemento famoso e cheio de benefícios pode ser uma ótima escolha para aqueles dias nos quais você quer adicionar algo diferente ao cardápio, sem peso na consciência e na balança.

 

Quem acompanha as personalidades fitness nas redes sociais sabe que novas receitas funcionais surgem todos os dias. O bolo de whey é uma delas e ganhou destaque depois que a musa fitness Graciane Barbosa ensinou a receita em um programa de TV. Seu diferencial está na escolha saudável dos ingredientes e no uso do suplemento whey protein.

bolo de whey

O uso do whey protein em bolos é uma forma diferente de consumir o produto. Foto: iStock, Getty Images

O whey protein é um suplemento feito a partir do soro da proteína do leite, vendido em pó e em diversos sabores. Muitos benefícios são associados ao consumo dessa proteína, e os pesquisadores estão sempre encontrando novas possibilidades de propriedades terapêuticas.

 

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism, as pessoas que tomam soro de leite conseguem perder mais gordura corporal e mostrar maior preservação da massa muscular magra, se comparadas àquelas que não consomem o suplemento.

 

Uma pesquisa publicada no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism concluiu que a suplementação com whey protein durante o treino de resistência oferece mais benefícios do que o treinamento de resistência sem acompanhamento.

 

Resultados promissores também foram publicados na revista Anticancer Research. Conforme esse levantamento, o uso da proteína de soro de leite concentrado pode atuar no tratamento do câncer.

Outro estudo, publicado no International Journal Dairy, descobriu que bebidas com proteína de soro de leite são capazes de reduzir significativamente a pressão arterial em pacientes com hipertensão.

 

Uso do whey protein em receitas

Geralmente esse suplemento é utilizado como um pós treino, misturado com água ou outro líquido. No entanto, usá-lo sempre da mesma maneira pode fazer você enjoar. Por isso, é possível adicionar o seu whey protein em diversas receitas – além do bolo de whey, vitaminas, brigadeiros, pudim e panquecas, entre outras.

 

É importante ter consciência da quantidade de suplemento que você deve ingerir diariamente – algo que somente um profissional especializado em nutrição pode fazer. Consumi-lo em excesso é capaz de causar reações alérgicas e efeitos colaterais indesejáveis.

 

Dentre esses efeitos colaterais, é importante ficar atento a problemas renais, danos ao fígado, reações alérgicas e osteoporose. Se você é intolerante à lactose, consulte um médico antes de usá-lo.

 

Receita de bolo de whey

Ingredientes:

– 3 medidas de whey protein do sabor que preferir

– 4 claras de ovo

– 1 colher de fermento em pó

– 1 colher de essência de baunilha

– 150 ml de leite de soja

– 1 xícara de aveia em flocos

– 30g de nozes

– 30g de castanha-do-pará

 

Modo de preparo:

Para fazer o bolo de whey, primeiro, bata as claras em neve e reserve. Depois, pique as nozes e as castanhas e também reserve.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, exceto as claras em neve. Com cuidado, vá adicionando as claras até que incorporem à mistura. Unte uma forma e despeje a massa. Leve a receita de bolo de whey ao forno médio por 20 minutos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!