Exercícios

Descubra o que é a glucosamina e qual a forma de utilizar

Por Redação Doutíssima 12/08/2015

A glucosamina é um composto produzido naturalmente em humanos. Ela está envolvida na criação de moléculas que formam as cartilagens, sendo frequentemente usada no tratamento de problemas articulares. Além disso, vem ganhando popularidade entre atletas porque ajuda a reduzir a dor nas articulações após um treino pesado. Mas será que sua utilização é segura?

 

Glucosamina: componente da cartilagem articular

Essa substância é produzida pelo próprio organismo e fornece blocos de construção naturais para o crescimento, a reparação e a manutenção da cartilagem. Porém, os seus níveis naturais muitas vezes diminuem com a idade, e isso pode conduzir à degradação gradual das articulações.

glucosamina

Suplemento popular entre atletas ajuda a aliviar a dor causada pela osteoartrite. Foto: iStock, Getty Images

Há evidências que sugerem que suplementos feitos desse componente ajudam a neutralizar o efeito adverso. Eles são formulados a partir de conchas de moluscos, como camarão, lagosta ou caranguejo, ou a partir de fontes vegetais.

 

Alguns estudos indicam ainda que a glucosamina é capaz de ajudar no alívio da dor de intensidade ligeira à moderada, decorrente da osteoartrite no joelho.

Um recente levantamento realizado pela Universidade de Queen, no Canadá, revela que a eficácia desse suplemento para o tratamento da osteoartrite é significativa. Ele produz alívio da dor em até 22% e evita a progressão da perda de cartilagem.

 

Além disso, o suplemento também pode ajudar no tratamento de artrite reumatoide e outras doenças, como doença inflamatória do intestino, asma, alergias, insuficiência venosa crônica, dor nas costas, dentre outras condições. No entanto, esses usos ainda necessitam de maiores estudos científicos.

 

Uso da glucosamina por atletas

Embora não tenham problemas articulares como osteoartrite, os atletas de alto rendimento costumam exigir muito das articulações em treinamentos e competições.

Em tese, se a glucosamina é capaz de estimular a reparação de cartilagem e reduzir a dor, o atleta pode se recuperar desse desgaste de forma mais rápida, prevenir problemas articulares e até prolongar a carreira se adicionar o suplemento à rotina.

 

Recentes pesquisas investigaram esses efeitos em ciclistas competitivos e jogadores de futebol. Elas foram publicadas nas revistas Molecular Medicine Reports e International Journal of Molecular Medicine, respectivamente. Os estudos mostraram que houve uma evidente redução na degradação do colágeno dos atletas analisados.

 

Um levantamento publicado na revista Research in Sports Medicine também mostrou aspectos positivos do uso. Os pesquisadores analisaram 106 pacientes com lesões agudas no joelho, que usaram glucosamina ao longo de quatro semanas. Eles tiveram uma melhora significativa na flexão e na extensão do joelho se comparados com aqueles que tomaram um placebo.

 

Esses estudos primários indicam uma potencial função preventiva e de aceleração na recuperação do tecido de cartilagem em atletas, mas ainda são necessárias mais evidências para comprovar a real eficácia.

 

Os efeitos colaterais da glucosamina são geralmente leves. Estudos sugerem que eles são mais visíveis apenas quando a ingestão da substância ocorre em doses elevadas – eles incluem dores de estômago, azia, sonolência e dor de cabeça.

De toda forma, antes de usar esse tipo de suplemento, é importante consultar um médico. As pessoas com alergias a moluscos devem evitar usá-los, pois podem causar uma reação alérgica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!