Saúde Mental

Autossabotagem: aprenda como superar esse comportamento

Por Redação Doutíssima 13/08/2015

Você tem uma prova importante, para um concurso que sempre desejou fazer. Estudou, se preparou, mas na hora de sair de casa, decide não ir. Acredita não ser capaz de estar entre os classificados e simplesmente não faz a prova. Cuidado! Você pode estar sendo vítima de você mesmo, da autossabotagem, que pode se transformar em uma inimiga silenciosa e perigosa.

Esse é apenas um exemplo. A autossabotagem pode ocorrer em qualquer área da vida, seja na família, no trabalho ou nos relacionamentos afetivos.

autossabotagem

A terapia pode ajudar as pessoas que não conseguem acreditar no próprio potencial. Foto: iStock, Getty Images

“Existem vários conceitos para esse problema, mas basicamente o autossabotador é aquele que se coloca em uma situação contraditória, usa pensamentos negativos e não dá valor às necessidades”, explica o psicólogo Gabriel Feiten.

De acordo com ele, esse mecanismo pode se desenvolver tanto consciente quanto inconscientemente. Isso mesmo, seu cérebro pode estar lhe autossabotando sem que você se dê conta.

Pode ocorrer de a autossabotagem ser uma justificativa para o medo que a pessoa tem diante de um desafio ou não consegue aceitar o tamanho da responsabilidade que surge com uma conquista.

Causas da autossabotagem

Você pode se perguntar: por que alguém vai promover o próprio fracasso, quando tem tudo nas mãos para que obtenha sucesso e alcance suas metas? A resposta pode ser mais complexa que a própria pergunta. Segundo Feiten, as causas desse comportamento estão ligadas a experiências e histórias de vida e, por isso, podem ser as mais diversas e peculiares.

O ambiente no qual a pessoa cresceu, os estímulos que teve ou deixou de ter, a maneira com que aprendeu, ou não, a encarar desafios, são apenas alguns dos fatores que podem desencadear a autossabotagem.

“Alguém que cresceu rodeado por outras que nunca acreditaram em sua capacidade, por exemplo, é um sério candidato a se autossabotar em algum momento de sua vida, pois não entende outra forma de se posicionar ou agir”, explica o psicólogo.

Por isso, sempre que for colocado à prova, reagirá com medo no lugar da autoconfiança. A autoestima também é baixa e as pessoas que se autossabotam, na maioria das vezes, são manipuladas, deixando-se levar por conceitos e ações de outros, com medo de assumir posições e externar sentimentos e emoções.

Tratamento da autossabotagem

A boa notícia é que a autossabotagem tem cura. Ela vai sinalizar a necessidade de buscar ajuda e tratamento. Quando a pessoa começa a perder suas habilidades, tem prejuízos e perdas significativas em sua vida, precisa de tratamento.

A terapia, segundo Feiten, será uma ferramenta capaz de impulsionar o autossabotador a acreditar em suas capacidades e descobrir a melhor maneira de encarar desafios.

“É claro que não há uma fórmula, uma receita, que garanta resolver todos os problemas. Mas o mais importante é que a pessoa entenda que existe uma forma de trabalhar para reverter positivamente a situação”, afirma o psicólogo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!