Receitas

Bolo sem lactose: saiba como preparar opções saudáveis

Por Redação Doutíssima 13/08/2015

O preparo de um bolo sem lactose não tem segredo. Basta substituir o leite por outros ingredientes e você terá um resultado saboroso. Muitas pessoas precisam desse tipo de receita, já que possuem um tipo de intolerância ou alergia a essa substância que é encontrada no leite de vaca.

 

Pessoas com alergia ou intolerância à lactose não conseguem metabolizá-la corretamente. Segundo a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, o problema é caracterizado por cólicas abdominais e diarreia após o consumo de alimentos que contêm a substância, e até mesmo inchaço e flatulência.

bolo sem lactose

O leite de vaca pode ser substituído por líquidos vegetais no preparo de um bolo. Foto: iStock, Getty Images

 

Como preparar um bolo sem lactose?

Quando alguém tem esse tipo de intolerância ou alergia alimentar, deve evitar consumir o gatilho que causa as reações no corpo humano. Em outras palavras, é preciso ficar longe do leite.

Mas para quem não dispensa um bolo quentinho no lanche da tarde, o que fazer? Para isso, basta selecionar receitas que não adicionem o ingrediente na massa e pronto, você terá um bolo sem lactose.

 

Cada ingrediente que você adiciona ao bolo tem uma função específica. O papel do leite é hidratar os ingredientes secos, dissolver o açúcar e ajudar o fermento em pó a produzir dióxido de carbono para aumentar o alimento.

É por isso que uma das alternativas é trocá-lo por água – é possível substituir um copo de leite integral por uma xícara de água ou outro tipo de leite vegetal.

 

Dos diversos tipos de leite vegetal disponíveis, o de soja ajuda a criar a riqueza do leite integral, enquanto o de arroz é mais leve. O de amêndoas e o de coco conseguem adicionar um sutil sabor ao preparo, contribuindo para que sua receita de bolo sem lactose fique deliciosa.

 

Esses leites vegetais podem ser usados com segurança por pessoas intolerantes, mas é preciso ter cuidado com outros ingredientes na receita que possuem lactose, como leite condensado ou creme de leite.

A manteiga, ao contrário do que muitos pensam, possui traços de lactose quase não identificáveis e, por isso, deve ser apenas evitada em casos mais graves de intolerância.

 

Receitas de bolo sem lactose

Além de substituir o leite de vaca por outros tipos de líquidos, você também pode utilizar receitas que não levam a substância. Confira duas opções de bolo sem lactose.

 

1. Bolo de laranja

bolo sem lactose laranja doutissima shutterstock

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

– 2 xícaras de suco de laranja coado

– 3 colheres de sobremesa de fermento em pó

– 3 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de óleo vegetal

– 3 ovos

– 2 xícaras de açúcar

Modo de preparo:

Para fazer esse bolo sem lactose, basta bater todos os ingredientes na batedeira e levar ao forno médio por 30 minutos.

 

2. Bolo de maçã e nozes

bolo sem lactose doutissima shutterstock maçã e nozes

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

– 2 xícaras de açúcar mascavo

– 1 xícara de farinha de trigo peneirada

– ½ xícara de óleo vegetal

– 1 xícara de nozes moídas

– 1 ovo inteiro levemente batido

– 1 colher de chá de canela

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 1 colher de sobremesa de baunilha

– 2 maçãs descascadas e cortadas em cubos pequenos

Modo de preparo:

Para prepará-lo, misture todos os ingredientes e leve ao forno médio por 25 minutos – ou até que o bolo fique dourado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!