Amamentação

Conheça os cuidados necessários ao desmamar o bebê

Por Redação Doutíssima 14/08/2015

Muitas mamães se perguntam sobre o momento e a forma correta de desmamar o bebê. Esse processo, quando a criança deixa de mamar no peito e começa a receber outros tipos de alimentos com todos os nutrientes de que precisa, pode gerar receios e muitas dúvidas.

Embora muitas mamães prefiram escolher o momento em que deixará de dar o peito ao bebê, há outras que transferem a decisão para a própria criança. Essas estão certas. Especialistas orientam que as mães deixem que seus pequenos sinalizem a hora de desmamar. Acredite, eles saberão dar os sinais de que estão prontos para passar para a próxima fase de suas vidas.

desmamar

O bebê demonstra sinais claros de que está preparado para o momento do desmame. Foto: iStock, Getty Images

 

Desmamar é uma despedida

Se é a mãe quem decide que é o momento para desmamar, pode ocorrer desgaste, já que isso exige uma boa dose de paciência e não acontece de um dia para o outro. Isso vai variar de uma criança para outra e pode levar de semanas a até seis meses.

O ato de desmamar  é uma espécie de despedida e carrega uma série de sentimentos e emoções. Para algumas mulheres pode ser dolorosa ou triste, para outras, libertadora.

 

No entanto, o fundamental é que a mãe tenha a exata noção de que o desmame não significa nenhum rompimento de vínculo com o filho. É apenas o próximo passo de uma longa caminhada.

Preste atenção aos sinais que seu bebê emite de que está pronto para desmamar. O desinteresse pelo peito é um sinal bem claro. Se ele prefere brincar ou ingere com mais prazer outros tipos de alimentos, pode está querendo dizer que está preparado. E  confie na sua intuição de mãe.

De acordo com especialistas, não é adequado parar de repente de amamentar. Isso pode gerar traumas na criança e também na mãe. Ficar longe do bebê alguns dias, de uma hora para outra, não vai ser bom.

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBD), além da possibilidade de traumatizar a criança, por causa do acúmulo do leite, os seios poderão inchar e até resultar em mastite.

Bebê pode resistir a desmamar

Seu filho poderá se mostrar resistente, caso ainda não esteja pronto para o desmame. Aja com paciência e tenha a certeza de que o peito não é somente fonte de nutrição para ele, mas também de aconchego.

Então, vá com calma. Primeiro, só dê o peito se o seu filho mostrar interesse. Experimente pular uma mamada e observe o que acontece e ofereça leite em um copinho, no caso de crianças com mais de um ano pode ser dado o leite de vaca, integral.

À medida que o bebê “perde” uma mamada, vai se acostumando às mudanças. E com isso, a produção de leite da mãe também reduz gradualmente, já que não há mais tanto estímulo e também afasta-se a possibilidade de ocorrer a mastite, já que o líquido não ficará acumulado em grande quantidades nos seios.

Se a criança for um pouco maiorzinha, é mais fácil argumentar e negociar, oferecendo outros tipos de alimentos ou explicando que ainda não é hora ou que ela pode substituir o leite materno

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!