Cabelos

Cabelo ressecado: confira 3 dicas para recuperar os fios

Por Redação Doutíssima 15/08/2015

Modelar os fios de cabelo com chapinha e babyliss, experimentar uma nova tintura ou fazer mechas são hábitos comuns no universo feminino. Mas isso não significa que sejam inofensivos para a saúde das madeixas. Uma das principais consequências dessas práticas é o cabelo ressecado, um problema que pode afetar qualquer mulher.

A boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível evitar ou, pelo menos, atenuar os danos. O primeiro passo para recuperar a saúde capilar é identificar o problema. “É possível notar quando os cabelos estão opacos, com um toque áspero, quebrando com facilidade. Esses são sintomas do ressecamento”, aponta o hair stylist Jean Marcel.

cabelo ressecado

Hidratações ajudam a combater o cabelo ressecado e dar vida aos fios. Foto: iStock, Getty Images

Cabelo ressecado: como evitar?

Com a chegada do inverno, o cuidado com as madeixas deve ser redobrado. Conforme ressalta o hair stylist, as estações extremas inverno ou verão – são justamente as épocas nas quais os cabelos sofrem mais danos.

 

“Na estação mais fria, é de costume utilizar água quente em demasia para a lavagem dos fios e o secador de cabelos com temperatura aquecida em excesso para a secagem. No verão, entretanto, o sol, o mar e o vento também contribuem para o ressecamento”, adverte Jean.  

 

Mas não são só esses agentes que resultam no cabelo ressecado. A busca pela cor das madeixas que estão bombando na novela, ou do platinado que aparece nas revistas também pode surtir efeito negativo nos fios.

 

“Muitas vezes, a realização de transformações químicas sem tratamento prévio e posterior acaba gerando um grande problema de ressecamento. Além disso, a utilização imprópria da prancha ou babyliss em altas temperaturas contribui para aumentar os danos”, alerta o especialista.

 

Por isso, com o intuito de preservar a beleza dos seus fios, é possível seguir algumas recomendações. “Antes de fazer alguma modificação na cor ou estrutura do seu cabelo, converse com um profissional e avalie com ele os prós e contras”, recomenda Jean.

 

De acordo com o especialista, é igualmente importante realizar hidratações e tratamentos de nutrição dos fios quinzenalmente. “Apare as pontinhas dos cabelos com regularidade, a cada 90 dias no máximo. Utilize os produtos recomendados pelo cabeleireiro e não abuse da chapinha “, acrescenta.

 

Dicas para acabar com o cabelo ressecado

Se os seus fios estão opacos, saiba que é possível reverter esse quadro. O hair stylist cita algumas dicas para recuperar o brilho e a beleza das madeixas e acabar de vez com o cabelo ressecado:

 

1. Particularidades

 

Cada cabelo tem uma particularidade. “Alguns são extremamente oleosos, outros secos, alguns volumosos e outros finos. Para cada um desses tipos surge uma necessidade e um modo personalizado de tratar”, explica Jean.

 

Por isso, o primeiro passo para acabar com o ressecamento é utilizar produtos adequados para o seu tipo de fio. Na dúvida, peça a opinião do cabeleireiro em relação ao shampoo, condicionador, máscara, leave-in e reparador de pontas mais indicados para você.

 

2. Profissional de confiança

 

Segundo o hair stylist , quando o cabelo já está danificado e não responde à manutenção em casa, é hora de procurar um bom profissional, que possa definir qual é o melhor procedimento para recuperar a saúde do seu cabelo.

 

“Uma boa nutrição de fio é recomendada para repor os aminoácidos, lipídios e vitaminas perdidas, acabando com o ressecamento”, orienta.

 

3. Personalização da fórmula

 

Uma fórmula personalizada vai muito além de uma simples hidratação que repõe água para o fio. Por isso, Jean ressalta que é necessário escolher uma boa linha de produtos para cuidar das madeixas em casa e, claro, manter a temperatura dos equipamentos modeladores de fios em nível médio para acabar com o cabelo ressecado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!