Clínica Geral

Conheça os sintomas e tratamentos da Síndrome de Zollinger-Ellison

Por Redação Doutíssima 18/08/2015

A Síndrome de Zollinger-Ellison é um distúrbio autoimune que atinge o sistema digestório. No indivíduo com esse problema, a alta incidência do hormônio gastrina estimula a produção excessiva de suco gástrico no estômago, formando úlceras. Conhecer os sintomas é importante para buscar auxílio médico e manter o bem-estar do organismo.

Causas da síndrome de Zollinger-Ellison

A síndrome de Zollinger-Ellison é causada por tumores, segundo informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, Estados Unidos, que geralmente surgem no pâncreas ou na parte superior do intestino delgado.

sindrome de Zollinger-Ellison

Dor abdominal e náuseas podem ser sinais de distúrbio que afeta o sistema digestório. Foto: Shutterstock

Os tumores, chamados de gastrinomas, são os responsáveis por produzir a gastrina, aumentando, assim, a quantidade de suco gástrico no organismo. Essas formações podem ser únicas ou variadas.

Segundo a instituição, entre metade e um terço dos gastrinomas são cancerígenos, isto é, malignos e podem se espalhar pelo fígado e gânglios linfáticos.

Segundo o Ministério da Saúde, essa síndrome pode ser esporádica ou associada a um problema chamado de neoplasia endócrina múltipla tipo 1. Essa pré-condição mostra, com frequência, a presença de tumores nas glândulas pituitária e paratireoide, assim como no pâncreas.

Quando não tratada, a síndrome de Zollinger-Ellison pode ter complicações sérias. Sangramento intestinal, perfuração no estômago e no duodeno e diarreia severa são alguns dos problemas. Ainda há a possibilidade de metástase dos gastrinomas, quando as células malignas se espalham para outros órgãos.

Sintomas da síndrome de Zollinger-Ellison

Os sintomas mais comuns da síndrome de Zollinger-Ellison são:

– Dor abdominal

– Vômitos com sangue

– Sensação de queimação

– Náuseas

– Diarreia

– Perda de apetite e diminuição do peso em razão disso

– Desidratação

Quando sintomas como esses aparecem juntos, é preciso consultar um médico. Através de uma série de exames, o profissional poderá dar o diagnóstico correto.

O tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison é feito com medicamentos indicados para eliminar úlceras do organismo, chamados de inibidores da bomba de prótons. Esses ativos promovem a melhora das lesões e também aliviam dores e diarreia.

Outros medicamentos podem ser associados no tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente com sintomas. Apenas um médico especializado pode avaliar o problema e receitar os remédios indicados.

Para a remoção dos gastrinomas, podem ser feitas cirurgia ou sessões de quimioterapia. Em raras ocasiões, é feito um procedimento cirúrgico para controlar a produção do ácido no estômago.

A localização dos tumores nem sempre é clara em exames. O mais comum para identificar o local exato é a cintilografia, mas esse nem sempre é bem sucedido. O médico pode exigir uma laparotomia exploratória, cirurgia em que a cavidade abdominal é aberta para que os médicos possam examinar manual e visualmente os órgãos.

Infelizmente, a chance de cura dessa síndrome é baixa. Mas os tumores causadores do problema crescem lentamente, permitindo uma sobrevida longa mesmo após a descoberta da doença.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!