Exercícios

Treino insanity: modalidade mescla força e resistência

Por Redação Doutíssima 18/08/2015

O treino insanity criou grande burburinho no mundo fitness. Não importa se você quer perda de peso, mais massa muscular ou apenas melhorar o condicionamento físico geral, o método pode ajudar a conquistar o corpo tão sonhado. Tudo o que você precisa é disciplina.

 

O que é e como funciona o treino insanity?

O insanity é um exercício total do corpo que não requer academia ou equipamento, apenas o DVD com o programa de treino. Você pode praticar em casa, usando seu próprio peso corporal para a resistência. Ele é baseado em um método fitness chamado “intervalo de formação max”.

treino insanity

Treino que pode ser feito em casa ajuda na perda de peso e na melhora da flexibilidade. Foto: Shutterstock

No intervalo de formação tradicional, você se exercita em um ritmo muito intenso por um curto período de tempo, e depois descansa por longos períodos. Em um treinamento do intervalo max, é preciso trabalhar tão duro quanto puder por períodos de três minutos, seguidos de intervalos de 30 segundos de descanso entre eles.

 

De acordo com o portal oficial do treino insanity, exercitar-se a esse nível de intensidade extrema irá ajudá-lo a queimar até 1.000 calorias por hora. Há 10 exercícios no programa, e cada treino leva entre 30 a 60 minutos para ser concluído. É possível fazê-los seis dias por semana. Durante 60 dias, você muda sua rotina de exercícios semanalmente.

 

Posso mudar meu corpo com o treino insanity?

Esse tipo de treinamento é projetado especificamente para aumentar a força cardiovascular, melhorar significativamente a sua forma física aeróbica, bem como seu equilíbrio, flexibilidade, massa muscular e perda de peso.

O programa visa os músculos abdominais, pernas, costas e glúteos. Então, é bom estar mais do que preparado para muitos saltos, flexões e alongamentos.

 

Um estudo feito na Austrália observou que mulheres que seguiram um programa de intervalo de formação max, como o insanity, por 20 minutos, perderam seis vezes mais gordura corporal do que um grupo que seguiu um programa realizado em uma intensidade constante.

 

Para ver todos os resultados do treino insanity, é preciso também controlar a sua alimentação. Coloque opções saudáveis no cardápio, evitando alimentos gordurosos e doces.

 

Esse tipo de treino é para mim?

Aqui está a grande verdade sobre o treino insanity: ele não é para todos. Primeiro de tudo, você deve ter um coração saudável. Além disso, esse método não é para iniciantes – não opte por ele apenas pelo fato de você não gostar de ir à academia e descobrir que ele pode ser feito em sua própria casa.

 

Caso você tenha um pouco de dor nas articulações, esse não é o tipo de exercício mais adequado em razão de sua grande intensidade. Lembre-se ainda que antes de qualquer tipo de exercício, é preciso consultar um médico para avaliar suas condições gerais de saúde.

No caso específico do treino insanity, é recomendável a consulta prévia com um especialista em fitness para avaliar se esse tipo de treinamento condiz com seu condicionamento físico. Isso será essencial para o seu desempenho no programa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!