Estética

Barba por fazer: confira dicas para aderir a esse estilo

Por Redação Doutíssima 19/08/2015

A barba por fazer é a melhor alternativa para os homens que cansaram da aparência sem pelos, mas também não se identificam com o estilo barbudo. Para os mais novinhos, o look dá um visual um pouco mais sério com muito charme.

 

O look barba por fazer tem um apelo bem preguiçoso e sexy. Por muito tempo, a sociedade considerou que homens trabalhadores precisavam manter o rosto liso. Quando deixavam de se barbear, era aos finais de semana, no seu tempo livre.

barba por fazer

Para manter uma barba intermediária, um aparador de pelos é uma boa opção. Foto: iStock, Getty Images

Hoje não há mais padrões estéticos quanto a isso, e a barba é como um acessório masculino: pode ser usada de diferentes maneiras, é adaptável a qualquer estilo e se não complementar o visual, é só tirá-la.

Segredos da barba por fazer

Cuidar da barba pode parecer bem simples, mas não é. Os pelos faciais, assim como quaisquer outros, vão crescendo enquanto não forem aparados.

Outra questão desse estilo de barba é que ele só fica bem quando o padrão de pelos é homogêneo ao cobrir o queixo e laterais da mandíbula. Quem tem falhas muito visíveis, vai destacar ainda mais esses espaços de pele da face.

Nem todos os formatos de rosto ficam bem com os limites naturais da barba por fazer. Se você passou alguns dias longe da lâmina ou do barbeador e acha que o look ainda não está bom, tente remover os pelos abaixo da linha da mandíbula e fazer um desenho mais simétrico na região das bochechas.

Esse visual costuma fazer bastante sucesso com as mulheres, mas o toque nem sempre agrada. Quando os pelos estão muito curtos, eles podem arranhar a pele das moças quando você chega bem perto.

Evitar esse efeito é bem simples. O tamanho ideal da sua barba é quando os pelos cresceram a ponto de não espetarem mais. Quanto mais compridos, mais flexíveis e maleáveis os fios ficam.

Depois de encontrar o tamanho ideal para o seu look com a barba, é preciso ter em mãos um aparador para manter o comprimento. Os mais indicados para isso são os similares às máquinas de cortar cabelos. Eles acompanham pentes de diferentes alturas para cortar os pelos mais ou menos rente à pele.

Barba por fazer é a preferida das mulheres

Um estudo da University of New South Wales, na Austrália, avaliou a preferência das mulheres quando o assunto é barba. O resultado é muito positivo para quem já está convencido a aderir ao look barba por fazer.

A pesquisa avaliou o quão atrativos eram homens com o rosto limpo, barba por fazer e barba crescida para um grupo de mulheres. O estudo ainda contabilizou se as avaliadoras estavam em período fértil para comparar resultados.

O veredicto é de que elas acham mais atrativo o visual com a barba mais curta quando não está mais tão rala. Elas também elevaram o ranking de masculinidade desses em comparação aos outros níveis de pelos no rosto quando estavam ovulando.

A pesquisa afirma que ter barba altera o julgamento do papel do homem na sociedade. Os que portam uma barba intermediária são percebidos como mais capazes de proteger seus filhotes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!