Guia do Câncer

Câncer no esôfago é o 6º mais frequente entre os homens

Por Redação Doutíssima 19/08/2015

Um dos tipos de tumores malignos mais frequentes entre os homens é o câncer no esôfago, o canal que liga a faringe ao estômago. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que a doença é a sexta mais comum entre indivíduos do sexo masculino.

Entre as mulheres, ocupa o 15º lugar. Trata-se de uma doença que pode ser tratada, no entanto, os resultados positivos tendem a surgir a partir do diagnóstico precoce.

cancer no esofago

Tabagismo e consumo excessivo de álcool têm relação com ocorrência de tumor no esôfago. Foto: Shutterstock

 

Causas do câncer no esôfago

Por que o câncer no esôfago é tão mais comum em homens? De acordo com o cirurgião João Couto Neto, membro da Sociedade Brasileira de Videocirurgia, isso está diretamente ligado às causas da doença. “No que se refere à predominância masculina, presume-se que seja pelo uso maior de álcool e fumo entre os homens”, afirma o médico.

Essas são as causas principais, mas a lista de fatores é maior e merece mais atenção, e não significa que as mulheres não devam ter o foco na prevenção. Segundo Neto, além do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, alguns outros fatores contribuem para o surgimento do câncer no esôfago.

O refluxo gastroesofágico crônico também pode ter influência no surgimento dessa doença, entre outras. A complicação se manifesta tipicamente pela azia, também chamada de pirose. Sintoma comum, costuma incomodar bastante e leva à busca de ajuda médica.

Mas outros sinais como regurgitação, dor à deglutição, dores no tórax, salivação em excesso, náuseas e outros menos frequentes como pigarro, tosse e até mesmo o que parece sintomas de asma podem apontar o refluxo.

Acontece que o contato permanente do suco gástrico ácido com a mucosa do esôfago gera inflamação no órgão, a esofagite. “E essa inflamação persistente pode ocasionar úlcera no esôfago, alterações celulares e, inclusive, câncer no esôfago”, afirma o médico.

Entre os fatores menores que podem levar ao câncer no esôfago, o médico destaca o tipo de alimentação. É preciso ter muito cuidado com o consumo de alimentos muito quentes e também conservas. O ideal é consumir sempre alimentos frescos, em sua forma natural.

Sintomas e tratamento 

Fique atento ao funcionamento de seu corpo e ao sinais que ele emite. No caso do tumor maligno no esôfago, o principal sintoma é a dificuldade em engolir. “Outros sintomas também precisam de atenção, como a dor e o emagrecimento sem causa aparente, além da queimação”, acrescenta Neto.

O tratamento desse tipo de câncer é cirúrgico e, como primeiro passo, usa-se a quimioterapia e a radioterapia. Esses procedimentos podem, ou não, estar associados à intervenção cirúrgica.

“A chance de cura está intimamente ligada à detecção precoce. Todas as neoplasias têm como ponto em comum para a cura a detecção precoce”, salienta Couto.

Por isso, ele destaca a importância em manter uma relação de confiança com seu médico, de questionamentos, realizando exames de rotina, fundamentais para identificação de possíveis complicações e aumentando as chances de cura.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!