Receitas

Torta de espinafre: aprenda a preparar uma versão integral

Por Redação Doutíssima 19/08/2015

Você não precisa ser o Popeye para comer espinafre. Essa hortaliça proporciona muitos benefícios e uma torta de espinafre é opção saborosa para almoço ou jantar. A torta combina esse e outros vegetais em uma massa integral, sendo nutritiva e fácil de fazer. Ela contém vitaminas, minerais e macronutrientes, além de baixo teor de gordura.

 

Torta de espinafre é rica em benefícios

Uma porção de torta de espinafre possui cerca de 240 calorias. Porém, é importante saber que isso pode variar conforme a receita, em razão dos ingredientes usados.

torta de espinafre

Torta integral com recheio de espinafre é opção saborosa e fornece vitaminas ao organismo. Foto: Shutterstock

Ao comer uma torta de espinafre, quase sempre você aumenta sua ingestão de vitamina A, que contribui para a saúde dos olhos. Uma porção dela satisfaz 35% da ingestão diária dessa vitamina para quem segue uma dieta de duas mil calorias, e fornece 15% da vitamina C que você precisa consumir diariamente.

 

O espinafre também é uma das melhores fontes de vitamina K, que atua na retenção de cálcio na matriz óssea. Há ainda a presença de outros minerais: manganês, cobre, magnésio, zinco e fósforo.

Essa combinação faz o espinafre ser eficaz para o combate à osteoporose. Além disso, o vegetal é uma excelente fonte de vitaminas B1, B2 e B6, e uma boa fonte de vitamina B3, bem como de proteínas e ácidos graxos ômega 3.

 

Recentemente, cientistas japoneses estudaram o espinafre e descobriram que ele é excelente para inibir a destruição de DNA e o crescimento de células cancerígenas e tumores. Outro levantamento, feito na Universidade de Rush, nos Estados Unidos, indica que comer esse vegetal diariamente faz o cérebro rejuvenescer até 11 anos.

 

Como fazer uma torta de espinafre

Para obter todos esses benefícios do vegetal, é essencial incluí-lo em sua alimentação. Preparar uma torta de espinafre é uma ótima opção para manter o bem-estar do organismo.

 

Ingredientes:

Massa:

 

– 2 ovos

– ¾ de xícara de óleo de coco derretido

– 1 xícara de leite

– 2 colheres de chá de fermento em pó

–  1 e ½ xícara de farinha de trigo integral

–  Sal a gosto

 

Recheio:

– 2 maços de espinafre

– 1 xícara de ricota

– 1 dente de alho

– Azeite de oliva a gosto

–  Orégano e pimenta do reino a gosto

–  Sal a gosto

Modo de preparo:

A preparação é bastante simples. Basta colocar todos os ingredientes líquidos da massa no liquidificador. Depois, coloque a farinha e o sal, e bata até ficar homogêneo. Deixe o fermento por último.

Para preparar o recheio, refogue em uma panela o dente de alho picado no azeite de oliva, mas cuidado para não queimar. Agora acrescente o espinafre picado grosseiramente. Coloque a mistura em um refratário e adicione ricota, sal, orégano e pimenta do reino a gosto. Misture tudo.

Para a montagem da torta, unte a forma. Coloque a metade da massa, o recheio e então cubra com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e asse por 45 minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros