Motivação

Saiba como arrumar a mala para a viagem e não esquecer nada

Por Redação Doutíssima 20/08/2015

Basta programar uma viagem por mais de três dias que começam as dúvidas sobre como arrumar a mala. Para carregar as coisas na medida certa, é preciso planejar com antecedência. Dessa forma, você conseguirá ter tudo o que precisar à mão. Além disso, uma mala bem feita é capaz de prever mudanças de temperatura e até um convite formal inesperado.

 

Algumas pessoas têm o dom da organização e conseguem em uma mala pequena levar somente o necessário para curtir suas férias. Se você não faz parte desse grupo, essas dicas de como arrumar a mala podem ajudar a tornar a viagem um pouco mais tranquila.

como arrumar a mala

Organização e planejamento são essenciais para deixar a mala de viagem pronta. Foto: iStock, Getty Images

 

Como arrumar a mala: planejamento

1. Faça uma lista

como arrumar a mala

Fazer uma lista do que você vai precisar na viagem é uma forma de evitar imprevistos. Foto: Shutterstock

Antes de aprender a arrumar a mala, faça uma lista com tudo que precisa levar. Leve em conta os dias que você ficará fora, quais programas pretende fazer e também quais são seus compromissos. Não esqueça de documentos, itens de higiene, acessórios ou qualquer outra coisa que seja indispensável na viagem.

 

2. Reveja as regras

como arrumar a mala

Checar as regras da companhia aérea em relação à bagagem evita possíveis transtornos. Foto: Shutterstock

Se você vai viajar de avião ou ônibus, procure conhecer quais as regras da companhia em relação à bagagem antes de começar a arrumar a mala.

 

Verifique quantos volumes é possível levar, qual o peso máximo e ainda quanto será pago caso ocorra excesso de bagagem.Não esqueça, também, de verificar quais os itens permitidos para bagagem de mão e o tamanho desse acessório.

 

3. Separe tudo o que você vai levar

como arrumar a mala

Para ter noção de tudo o que você precisa levar na viagem, separe os itens da lista. Foto: Shutterstock

Depois que a lista estiver pronta, procure separar tudo o que está nela. Com isso, será possível ter a real noção de tudo o que deverá ser colocado dentro da mala. Organize as coisas por categorias, como roupas, calçados, itens pessoais, eletrônicos, medicamentos etc.

 

Momento de arrumar a mala

1.Escolha a sua técnica

como arrumar a mala

Enrolar as peças de roupas é uma forma de deixar a mala organizada para toda a viagem. Foto: Shutterstock

Há muitas técnicas para arrumar a mala – uma boa dica é levar em conta o tamanho e o modelo do acessório que você dispõe. Uma das técnicas é enrolar as peças de roupas, enquanto outra é usar camadas ou sacos à vácuo para embalar. No verão, as roupas são menores e qualquer uma das técnicas é útil, mas no inverno os sacos à vácuo podem ser a melhor alternativa.

 

2. Pense em seu primeiro dia de viagem

como arrumar a mala

Colocar os itens necessários ao chegar no destino no topo da mala evita desorganização. Foto: Shutterstock

Coloque alguns itens fundamentais na parte superior da mala para que não seja necessário desarrumá-la assim que chegar ao destino. Por exemplo, se você chegar tarde da noite, coloque pijama, escova e pasta de dente perto do topo para que possa acessá-los facilmente.

 

3. Ocupe todos os espaços

como arrumar a mala

Use todos os pequenos espaços existentes dentro da mala para levar itens menores. Foto: Shutterstock

Se você vai colocar sapatos ou tênis na mala, procure usar o interior deles para colocar meias, carregadores de celular ou outros itens pequenos. Da mesma forma, se for levar uma bolsa extra, procure usá-la para itens de higiene, maquiagem ou acessórios.

 

4. Mantenha coisas importantes com você

como arrumar a mala

Para evitar transtornos com extravio de bagagem, organize uma pequena mala de mão. Foto: Shutterstock

Malas são perdidas com facilidade. Assim, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomenda que se evite colocar objetos de valor ou fundamentais para a viagem dentro da bagagem que será despachada.

Tenha uma bagagem de mão com todos esses itens, incluindo uma combinação de roupa extra – se a mala for realmente extraviada, isso não será uma preocupação em um primeiro momento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!