Dica do Nutricionista

Conheça alimentos que ajudam a combater a flacidez nas pernas

Por Redação Doutíssima 21/08/2015

Grande parte das mulheres sente um friozinho na barriga só de ouvir o termo flacidez nas pernas. Bumbum, coxas e quadril moles acabam com o visual bonito de qualquer uma. Mas não é tão complicado assim combater esse mal: com exercícios e uma alimentação específica tudo é possível.

 

Flacidez nas pernas

Com o passar dos anos, todo o corpo tem tendência a ficar mais flácido. A idade traz consigo um metabolismo mais lento, a facilidade de perder massa magra e ganhar massa gorda.

flacidez nas pernas

O estilo de vida sedentário favorece o aparecimento de flacidez pelo corpo. Foto: iStock, Getty Images

Outro fator que contribui com a flacidez nas pernas é o estilo de vida que a maioria dos seres humanos leva hoje. Passar muitas horas sentado durante o período de trabalho complica a circulação nos membros inferiores e não trabalha a musculatura local.

Uma rotina de atividades físicas é essencial para não ficar com o bumbum caído. Mas a alimentação também é capaz de agir para combater a flacidez nas pernas.

Alimentos para combater a flacidez nas pernas

Segundo a nutricionista Francine Cagol, os seguintes alimentos são excelentes aliados no combate à flacidez que afeta as pernas:

1. Clara de ovo

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O consumo da clara do ovo é uma forma de combater o aparecimento de flacidez no corpo. Foto: Shutterstock

É rica em proteínas, principalmente em leucina, que reduz a perda de massa magra.

2. Batata-doce

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Além de possuir baixo índico glicêmico, a batata-doce ainda ajuda a combater a flacidez. Foto: Shutterstock

Possui vitaminas do complexo B, que ajudam a queimar gorduras localizadas e é um carboidrato de baixo índice glicêmico.

3. Folhas verde-escuras

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Vegetais com coloração verde-escura ajudam a combater a perda da elasticidade da pele. Foto: Shutterstock

São ricas em antioxidantes, que impedem a ação de radicais livres nas células e evitam o envelhecimento e perda de elasticidade precoce da pele em todo o corpo.

4. Leguminosas

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Para evitar a perda da elasticidade da pele, o consumo de leguminosas é essencial. Foto: Shutterstock

São ricas em minerais que ajudam na síntese do colágeno, substância que garante a elasticidade dos tecidos, inclusive da pele.

5. Aveia

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A aveia é um alimento cheio de nutrientes e ainda ajuda a manter a firmeza da pele. Foto: Shutterstock

Contém altas quantidades de silício, um mineral reconstrutor que age na síntese do colágeno para firmar a pele.

6. Frutos do mar

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Para evitar flacidez em diversas partes do corpo, o consumo de frutos do mar é uma opção. Foto: Shutterstock

São ricos em cobre, que também age positivamente na absorção do colágeno.

7. Tomate

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Rico em vitamina A, o tomate é um alimento importante para quem quer combater a flacidez. Foto: Shutterstock

Contém licopeno, que dificulta a ação dos radicais livres sobre as células e também é rico em vitamina A, importante para a elasticidade da pele.

8. Arroz integral

flacidez nas pernas

O arroz integral é opção para consumir fibras no dia a dia e também manter a pele firme. Foto: Shutterstock

Rico em fibras e vitaminas do complexo B, contribui de maneira geral para a firmeza da pele.

9. Frutas vermelhas

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Ao consumir frutas vermelhas, o organismo recebe nutrientes para evitar a pele flácida. Foto: Shutterstock

São excelentes fontes de vitaminas A e C, que agem contra os radicais livres e combatem a flacidez nas pernas.

10. Goiaba

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O consumo de goiaba no dia a dia pode ajudar a combater o envelhecimento e a flacidez. Foto: Shutterstock

Uma das poucas frutas não cítricas que possuem uma grande quantidade de vitamina C, que age contra os radicais livres e combate o envelhecimento.

11. Carne de frango

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Pessoas que desejam reconstrução de fibras musculares devem investir na carne de frango. Foto: Shutterstock

Uma proteína essencialmente magra que auxilia na reconstrução das fibras musculares, evitando a flacidez.

12. Quinoa

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Fonte de proteínas, a quinoa é um alimento essencial para evitar a flacidez da pele. Foto: Shutterstock

Cereal fundamental para a reconstrução muscular por ser rico em proteínas.

Além da extensa lista de alimentos, a nutricionista indica que é possível consumir o colágeno em cápsulas, potencializando a presença da substância no organismo para evitar a flacidez nas pernas. Para utilizar esse suplemento, é ideal consultar um especialista para saber se não há contraindicação.

 

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