Beleza > Especial Casamento

Do fitness ao requintado: como definir o cardápio de casamento

Por Redação Doutíssima 21/08/2015

Nos preparativos que antecedem a cerimônia, o cardápio de casamento costuma ser um dos principais focos de atenção dos noivos. Como adequar o buffet ao estilo do evento e ao número de convidados, trazendo variedade e criatividade no quesito alimentação? Pois saiba que há várias alternativas.

 

A musa fitness Juju Salimeni é um exemplo de que o cardápio de casamento deve ter a cara dos pombinhos. Ela e o noivo Felipe Franco, que se casam em 25 de setembro, em São Paulo, decidiram optar por um buffet proteico para oferecer aos convidados. Alguns itens do cardápio serão massa integral, picolé de whey e panqueca de frango.

cardápio de casamento iStock Getty Images

Na hora de definir o cardápio de casamento leve em conta o horário da cerimônia. Foto: iStock, Getty Images

 

Cardápio de casamento: como escolher?

Se você não tem a mínima noção de como definir qual será seu cardápio de casamento, comece levando em consideração o horário do evento e a cerimônia como um todo. As possibilidades atendem aos mais variados níveis de formalidade da ocasião.

 

Confira, abaixo, algumas opções:

 

1. Brunch

cardapio de casamento doutissima shutterstock brunch

Brunch é uma alternativa mais informal para oferecer aos convidados do casamento. Foto: Shutterstock

Se o seu casamento será em meio à natureza, em um local com jardins e flores, o brunch pode ser a opção ideal. Trata-se de uma alternativa mais informal, através da qual os convidados podem se servir em ilhas e sentar à mesa sem lugar marcado.

 

No menu, cabem itens como frutas frescas fatiadas, queijos, presunto cru, salmão defumado, pequenos sanduíches de tomate seco e muçarela de búfala, saladas, mousses, cesta de pães e mais uma infinidade de opções. Para a sobremesa, bem casados e tortinhas de fruta.

 

2. Coquetel

cardapio de casamento shutterstock doutissima coquetel

Para quem prefere oferecer um coquetel no dia, os canapés são uma das opções do cardápio. Foto: Shutterstock

O coquetel é uma alternativa relativamente formal, que sai mais em conta do que um jantar completo. Ele pode ser servido na recepção e, posteriormente, trazer alguns pratos quentes. Há menus mais simples e outros mais elaborados, que atendem ao estilo dos noivos.

 

Para um cardápio de casamento, o coquetel pode oferecer salgados frios e quentes, como canapés, folhados, tarteletes e quiches. Para a sobremesa, salada de frutas, sorvete de creme e o próprio bolo da noiva são alternativas.

 

3. Jantar

cardapio de casamento shutterstock doutissima jantar

Jantar é a opção mais elegante e formal que os noivos podem oferecer aos convidados. Foto: Shutterstock

O jantar é a opção mais elegante que pode ser oferecida aos convidados. O buffet completo fornece charme e sofisticação à cerimônia e demanda opções mais leves e suaves no menu. Ele deve ocorrer, preferencialmente, após às 19h.

 

As opções de itens para um jantar variam, mas dentre as alternativas é possível citar sopas requintadas como entrada, carnes nobres como salmão marinado em ervas, filé mignon e espaguete de espinafre. Para a sobremesa, doces caramelizados ou um mousse de cappuccino surgem como opção.

 

Cardápio de casamento saudável

Independente do estilo da cerimônia, oferecer variedade aos convidados é importante. Por isso, o cardápio de casamento saudável está cada vez mais popular. Os finger foods, petiscos servidos sem a utilização de talheres, estão fazendo sucesso.

 

Dentre as opções, wraps de frango, minipães integrais, queijos magros, patês light e canapés de pepino são alternativas interessantes para agradar os convidados que preferem um menu light. Inspire-se no casamento da Juju e invista em um cardápio variado e criativo!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!