Estética

Queimador de gordura: saiba o que é e como ajuda a emagrecer

Por Redação Doutíssima 21/08/2015

Quem deseja perder peso sabe que não há segredos: é preciso gastar mais calorias do que se consome. Para isso, há algumas substâncias e alimentos que agem como um queimador de gordura, ou seja, ajudam a exterminar o excesso de calorias do corpo. No entanto, para perceber esses efeitos benéficos, é preciso usá-los corretamente.

 

O que é um queimador de gordura?

Queimadores de gordura são misturas de ervas e estimulantes que aumentam ligeiramente a temperatura do corpo, ajudando a queimar mais calorias durante o exercício.

queimador de gordura

Mistura de erva com estimulante promove maior queima calórica durante o exercício. Foto: iStock, Getty Images

Alguns suplementos queimam calorias na forma de calor, enquanto outros estimulam a liberação de adrenalina, aumentam sua taxa metabólica ou agem como inibidores de apetite. A evidência sobre a eficácia deles ainda é limitada.

 

Para ter todos os benefícios de um queimador de gordura, é preciso estar atento às instruções da embalagem e às indicações e cuidados com o uso. É necessário ainda repensar se a intenção for usá-lo por longo período de tempo, já que especialistas indicam que é melhor tomá-lo em ciclos de 14 dias seguidos de 14 dias de folga, com limite de dois ciclos a cada oito semanas.

 

Esses limites acontecem porque muitos queimadores de gordura contêm cafeína, causando nervosismo e afetando o sono. Além disso, eles podem ter efeitos secundários quando consumidos em excesso, como palpitações, ansiedade, insônia, vômitos e tontura.

 

É possível optar por um queimador de gordura natural. As plantas medicinais alternativas são geralmente mais seguras, mas é importante saber que não estão livres de efeitos secundários quando consumidas em doses elevadas. Algumas, por exemplo, podem aumentar a pressão arterial ou causar distúrbios cardíacos.

 

Qual o melhor queimador de gordura?

Em lojas de suplementos há muitas opções de queimadores de gordura. Por isso, é importante sempre ter o auxílio de um especialista em nutrição para ajudar na escolha. Conheça algumas opções:

 

1. L-carnitina

Queimar gordura durante um treino é a sua prioridade. A L-carnitina é um aminoácido que transporta os ácidos graxos na mitocôndria, nossas “usinas internas”, para produzir energia.

 

2. Chá verde

 

Um dos melhores queimadores de gordura naturais, o chá verde pode dar ao metabolismo um solavanco. É cheio de antioxidantes e tem sido associado à prevenção desde doenças cardíacas à doença de Alzheimer.

 

3. Phosphatidylserine

Qualquer pessoa que treina muito pode ter um estresse grave. O hormônio do estresse é responsável pelo armazenamento de gordura. Esse queimador de gordura consegue inibir que isso aconteça e ajuda a construir mais músculo.

 

Existem opções naturais?

Se você não quer um suplemento queimador de gordura, é possível optar por alimentos que produzam esse efeito. Pesquisadores da Clínica Scripps, nos Estados Unidos, descobriram que comer apenas metade de uma toranja antes de cada refeição ajuda a perder peso.

 

Outra fruta queimadora de gordura é a pera. Um estudo realizado pela Universidade do Rio de Janeiro revelou que pessoas que comem três peras por dia consomem menos calorias a cada dia, além de também perderem mais peso do que aquelas que não consomem a fruta.

 

Comer um punhado de amêndoas por dia em conjunto com uma dieta saudável é uma maneira rápida e simples para queimar gordura, de acordo com a pesquisa publicada em no International Journal of Obesity. Os participantes do estudo que comeram amêndoas diariamente por um período de seis meses perderam 18% de sua gordura corporal.

Além disso, pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram que se você comer feijão branco ou alimentos com níveis semelhantes de amido resistente apenas uma vez por dia, pode queimar 25% mais gordura do que você faria sem eles.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!